Bordados que transformam vidas

Marca de artesanato é também um projeto social. Conheça a história da vencedora do Troféu Ouro do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios na categoria MEI

Aos oito anos de idade, Milena Curado de Barros aprendeu a bordar com a avó materna. Formada em Gestão Pública, ela e a mãe passaram por uma crise financeira em 2005 e, para complementar a renda, decidiram fazer roupas de algodão cru, decoradas com bordados que haviam sido feitos pela avó. 
 
Depois de vender as peças em sistema de consignação, Milena abriu, em 2007, uma loja em Goiás Velho, cidade a 142 quilômetros de Goiânia, que vende peças de vestuário e decoração criadas pela empreendedora. A Cabocla Criações é também um projeto social que resgata a cidadania e a esperança de detentos e ex-detentos da unidade prisional da cidade. 
 
Vencedora do Troféu Ouro na categoria Microempreendedora Individual (MEI) da etapa nacional do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, Milena largou o emprego em um cartório para se dedicar ao negócio, que hoje é um misto de ateliê e ponto de encontro. A Cabocla Criações fica localizada em uma antiga residência de estilo colonial de Goiás Velho e tem como principal público os turistas. “Nosso carro-chefe das vendas são os vestidos, que se somam às outras peças de roupas, capas de cadernos, bolsas, carteiras, almofadas, porta-trecos e aventais”, conta. 
 
Início do negócio 
 
Assim que abriu a Cabocla Criações, Milena contava com a ajuda da mãe e da avó. Porém, um ano mais tarde, houve a necessidade de aumentar a produção. Como havia pouca mão de obra qualificada na cidade, ela decidiu aliar o novo trabalho às suas convicções sociais, resultando no projeto Cabocla - Bordando Cidadania. “Resolvi que o meu trabalho não iria contribuir apenas com o sustento da minha família”, conta. 
 
Junto com a mãe, Milena realizou oficinas de bordado para cinco detentas da unidade prisional, que passaram a ganhar por produção e ter remissão da pena com o trabalho - três dias trabalhados equivalem a menos um na reclusão. Com o tempo, os bordados chegaram à ala masculina da cadeia e, atualmente, 18 detentos fazem parte do projeto. “Cada um deles decide a quantidade de peças que bordará. O pagamento é feito por produção, à vista, e varia conforme o tamanho e a complexidade do desenho”, explica a empreendedora. O projeto também abrange a família do detento e, muitas vezes, é a única fonte de renda. 
 
 
Todo mês, a Cabocla Criações produz, em média, 200 peças. Para este ano, Milena pretende lançar uma nova coleção, com roupas feitas em um tecido mais leve e fresco para conquistar novos mercados. “Tendo a diferenciação e a responsabilidade social como estratégias de empreendedorismo e de valorização, agregamos valor à nossa marca e nos protegemos contra a rivalidade competitiva do mercado”, afirma Milena. 
 
Diferencial de mercado

A  escolha do nome e da localização do estabelecimento não foi aleatória, foi parte de uma das estratégias que Milena escolheu para a sua marca: a diferenciação. “Desde o início, decidi que a Cabocla Criações seria mais que uma mera confecção de roupas e acessórios, seria uma forma de registro, preservação, divulgação e celebração da miscigenação e diversidade dos patrimônios histórico, cultural e natural do nosso País”, explica. 
“Sabemos que, para continuarmos a progredir, precisamos de inúmeras melhorias, mas nunca imaginei chegar tão longe. Estimo que crescemos mais de 300%. Somos uma marca sólida no mercado e, além de bem-sucedida, com responsabilidade social e perfil inovador, somos uma prova viva de que é possível fazer um hoje e um amanhã melhores,” afirma. 
 
Prêmio Sebrae Mulher de Negócios
 
O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios é uma iniciativa, que existe há 11 anos, promove o engajamento das mulheres na área de negócios e é realizada em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e a Federação das Associações de Mulheres de Negócios Profissionais do Brasil (BPW) e tem o apoio técnico da FNQ.
 
 
 
  
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading