Bicampeã com energia máxima

A Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) - Eletrobras Eletronorte repete o feito de 2011 e consagra-se Premiada no PNQ 2014. A força e a determinação de seus colaboradores e diretores permitiram mais este resultado positivo na história da companhia.

“Ganhar o PNQ pela segunda vez é uma conquista espetacular, especialmente por se tratar do reconhecimento a uma empresa pública”, celebra Antônio Augusto Bechara Pardauil, superintendente de Geração Hidráulica da Eletrobras Eletronorte. 
 
Com uma força de trabalho composta por 411 pessoas, a OGH transformou em realidade a orientação estratégica da diretoria executiva da organização que, desde 2006, procura imprimir boas práticas aos processos e atividades da organização. A adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ foi precedida por outras ferramentas de qualidade, fazendo com que a companhia construísse um sistema de gestão robusto e permanente. 
 
Veja como a organização destacou-se nos Critérios de Excelência:
 
Liderança - a comunicação dos temas para o desenvolvimento da cultura organizacional e o engajamento das pessoas ocorre por meio do sistema de reuniões e os padrões de conduta, pelo código de Ética das empresas Eletrobras. As principais diretrizes são estabelecidas pela Diretoria de Operação e demais Diretorias. A organização implementa as diretrizes de governança corporativa por meio do sistema de liderança, no qual são tomadas as principais decisões referentes à gestão da superintendência. Desse modo é assegurado o atendimento às recomendações da Diretoria Executiva, o desdobramento do Planejamento Estratégico Corporativo, a implementação do Plano de Atendimento a Emergências e a Gestão Local de Riscos. Outros mecanismos de prestação de contas são: o relatório de Gestão Anual e o SGESTOR, mecanismo informatizado que, via intranet, permite o acompanhamento on-line da gestão.
 
Estratégias e Planos - as etapas do Planejamento Estratégico são coordenadas pela Presidência, por meio da coordenação de Planejamento e Sustentabilidade Empresarial. O Plano Estratégico forma uma crença em torno das lideranças e das pessoas, e cria um conjunto de interconexões que torna possível o alcance dos objetivos da organização. Foi assim que a companhia considerou o desempenho do setor e o cenário macroeconômico para a Amazônia na revisão do Plano Estratégico 2010-2020, além do Projeto Eletronorte Eficiência e crescimento e do Plano de Negócios da Eletrobras.
 
Clientes - as necessidades e expectativas dos clientes são identificadas e analisadas quanto aos aspectos comerciais e técnicos. A divulgação da marca e do produto, incluindo os cuidados necessários ao seu uso e riscos envolvidos, ocorre em campanhas, patrocínios e participação em feiras, seminários, congressos, entre outros. Destaca-se a estrutura da Ouvidoria Geral, que disponibiliza canais de comunicação e relacionamento a todas as partes interessadas. Os níveis de conhecimento dos clientes a respeito das marcas e dos produtos da organização são avaliados por meio da Pesquisa de Satisfação do Cliente Eletronorte. 
 
Sociedade - localizada no coração da Amazônia, a Eletronorte procura minimizar ou compensar os impactos socioambientais de suas atividades por meio de programas de P&D e de Ação Socioambiental próprios ou em parcerias com a Embrapa, secretarias de educação e Funai, além da promoção de projetos como o Sequestro de Carbono e 1 Bilhão de Árvores para a Amazônia. Para prevenir e identificar pendências de natureza legal, regulamentar e contratual, a companhia utiliza auditorias internas e controle contínuo dos processos.
 
Informações e Conhecimento - os Sistemas de Informação são definidos tanto corporativamente quanto pelo Comitê Diretivo e implantados pela equipe de Informática em conjunto com as áreas, seguindo as normas de Administração de Acessos e recursos de TI e os padrões de Gerenciamento de Mudanças em sistemas. O código de Prática para Gestão da Informação gerencia a política de segurança, que conta com os mais modernos sistemas na área de geração, possibilitando a disponibilização de dados on-line e diagnósticos que contribuem para a atuação proativa das equipes. 
 
Pessoas - a qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho constitui uma das prioridades da companhia. A organização do trabalho está baseada em equipes matriciais multidisciplinares, temporárias ou permanentes, com autonomia para gerir processos e aperfeiçoá-los. Aliado a essa prática, o sistema de reuniões estimula a integração, a cooperação e a comunicação eficaz entre pessoas e equipes das diversas unidades. A identificação das competências organizacionaise profissionais para o exercício pleno das funções está listada no Plano de Carreira e Remuneração (PCR). com base nas competências profissionais, os empregados são avaliados, capacitados, acompanhados, movimentados e remunerados. O preenchimento de vagas é realizado por seleção interna e externa – nesse caso, por meio de concurso público.
 
Processos - os processos da cadeia de valor da OGH são: Operação, Manutenção, Engenharia, Administração e Gestão Socioambiental, cujos requisitos foram definidos por ocasião do projeto da UHE Tucuruí e demais usinas, na década de 70. Desde então, ajustes proativos são feitos e os requisitos são adaptados às mudanças nos cenários interno e externo de forma a atender aos requisitos do produto.
 
Resultados - a favorabilidade do clima organizacional na superintendência cresceu nos últimos anos e é referência no Sistema Eletrobras.  Dentre diversos resultados positivos, destacam-se: aumento da Receita Operacional Bruta em 19% e da Receita Operacional Líquida em 31% nos últimos três anos; redução dos custos gerenciais; aumento do resultado do exercício em 84%, nos últimos três anos, propiciando o maior lucro das empresas Eletrobras, em 2013.
 
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