Assista à palestra da AES Brasil no Fórum de Boas Práticas 2014

A empresa apresentou o Programa APEX de melhoria contínua

A 14ª edição do Fórum de Boas Práticas da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi realizada em novembro e contou com a apresentação do case da AES Brasil - “Programa APEX de melhoria contínua”. Assista ao vídeo da palestra: 
 
 
“Como seria o mundo sem energia elétrica?”. Foi com essa reflexão que Alexandre Carrasco, gerente de Processos e Melhoria Contínua da AES Brasil, iniciou a sua apresentação no Fórum de Boas Práticas da FNQ. 
 
Após um breve histórico da empresa, Alexandre contou que um dos valores da AES Brasil é a busca pela excelência e que na empresa existem dois tipos de processos: o de tomada de decisão e os operacionais.  Além disso, a AES Brasil possui um programa de formação de líderes, com metodologia, técnica e resultados adequados. 
 
AES Performance Excellence (APEX)
 
A AES é uma junção de várias empresas. Em 2006, percebeu-se que os colaboradores tinham uma visão fragmentada da companhia e que seria necessário um direcionamento. Assim, foi estabelecida uma série de caminhos em busca da excelência. 
 
O programa APEX corresponde à melhoria contínua da qualidade da gestão e tem as seguintes etapas: alinhamento estratégico, desenvolvimento da liderança e reconhecimento de pessoas. “Muitos projetos que eram parciais passaram a ter uma visão holística e, a partir disso, criamos um portfólio”, explicou Alexandre. 
 
“Tudo acontece no planejamento estratégico. Depois disso, entendemos quais são nossas demandas para o ano. Isso gera um pipeline de projetos que precisam estar alinhados”, conta Alexandre. “Muitas vezes, um projeto de baixa prioridade incentiva a gente a tocar outros projetos. O impacto pode ser qualitativo ou financeiro”, complementa. 
 
Colaboradores em busca da excelência
 
“A combinação entre a medida certa de governança e incentivo pode gerar um resultado muito interessante”, explica Alexandre. Além da APEX, a AES Brasil também tem o Belts. 
 
Os Belts recebem informações sobre finanças e o sponsor do projeto auxilia o estreitamento das relações. “As pessoas que estão entrando já são formadas e durante o tempo de processo, elas podem formar um Belt”, conta Alexandre. “Estamos vendo que boa parte dos sucessores e pessoas da companhia, que são Belts, são promovidos. O tempo de promoção desses profissionais é 30% menor do que o usual”. 
 
O programa começou no Brasil deu tão certo que a AES Global resolveu implementá-lo em todas as unidades do mundo. Para Alexandre, isso mostra que a inovação é possível de ser feita, de ser alcançada para alavancar mais resultados. 
 
A AES Brasil conta com colaboradores qualificados, que entendem o projeto, com metodologia, e é esse pessoal que faz o projeto ir para frente. “Queremos que um grupo de pessoas possa transformar a organização em uma empresa por processos e não somente os líderes. Temos de aumentar o poder de influência na organização fazendo com que todos caminhem para a excelência”, conta Alexandre. Os projetos são mensurados pelos resultados e o reconhecimento é a força impulsora do APEX. 
 
Além da AES Brasil, a empresa PromonLogicalis também se apresentou. Confira a palestra completa
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading