AngloGold desenvolve projeto pioneiro para reúso de água

Engajada com a sustentabilidade, empresa pretende levar iniciativa às suas operações espalhadas por 11 países

 
A mineradora de ouro sul-africana, AngloGold Ashanti, possui operações em 11 países e chega a produzir de 6 a 7 milhões de onças de ouro por ano. Para se ter ideia do tamanho da produção, uma unidade de onça é o equivalente a 31,10 gramas. 
 
Engajada com a sustentabilidade, a organização atua de forma consistente para que a atividade mineradora seja vista como sustentável. Para isso, desde 2009, a AngloGold desenvolve soluções para a recirculação de água e já alcançou 91% de reuso em sua operação subterrânea na cidade de Sabará, em Minas Gerais. 
 
Chamada de Cuiabá, em 2013, a mina recebeu a instalação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) em subsolo. O projeto foi elaborado internamente epode ser considerado inovador, uma vez que não há outras referências dessa tecnologia no mercado – existem somente estações de tratamento de efluentes em superfície. 
 
A partir de dados levantados e de testes laboratoriais, foram iniciados estudos a respeito do efluente gerado após o uso da água no subsolo da mina para, então, ser construída a ETE, a 800 metros de profundidade, para o tratamento de água no subsolo. 
 
Essa iniciativa intensificou a recirculação de água na operação de lavra da mina subterrânea - ela disponibiliza aproximadamente 6.800 m³ de água por mês a mais ao meio ambiente, cerca de 229 mil litros por dia -, aumentando a disponibilidade hídrica de boa qualidade para a comunidade na qual a empresa atua, a região da bacia do Rio das Velhas, na microbacia do Ribeirão Sabará-Caeté.
 
 
Entre os benefícios que o projeto trouxe, estão a redução de 58% no tempo de bombeamento diário da mina, gerando diminuição no consumo de energia; em 2013, o reuso de água era de 84% e, em 2014, passou a ser de 91%.
 
Além de trabalhar com foco na disseminação de boas práticas, o próximo passo da AngloGold é compartilhar esse projeto com as outras 21 operações do grupo nos 11 países em que atua, por meio de apresentações, relatório anual de sustentabilidade e informativos. Esse projeto também esteve entre os cinco semifinalistas do Concurso de Boas Práticas em Gestão de Água promovido pela Agência Nacional de Águas (ANA). 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading