Ampla se destaca e é novamente finalista do PNQ

Repetindo o feito de 2011, quando também foi finalista no PNQ, a organização reitera seu compromisso com a excelência da gestão, que teve início em 2004

A Ampla foi criada em setembro de 2004, a partir da implantação de um plano estratégico denominado “Plano de Transformação”, iniciado em março daquele ano. O plano consistiu em um conjunto de ações voltadas para melhoria de processos e busca da excelência, fazendo com que a distribuidora adotasse uma nova postura e uma nova forma de trabalhar e de se relacionar com os clientes. Este processo conduziu à criação de uma nova marca, tendo como objetivo refletir as mudanças implementadas.
 
Em 2005, a Ampla iniciou sua participação em prêmios de qualidade de gestão, alcançando a oitava colocação no Prêmio Abradee (Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica) de Qualidade da Gestão (régua de 500 pontos), que usa a pontuação do Prêmio Nacional da Qualidade ® (PNQ) como referência. Esta classificação foi evoluindo até que a empresa foi uma das finalistas em 2007, atingindo a 4ª colocação, ainda na régua de 500 pontos. A Ampla também foi reconhecida com o Diploma Ouro (premiação máxima), no Prêmio de Qualidade de Gestão do Rio de Janeiro em 2006.
 
A distribuidora começou em 2008 a participar do Prêmio Nacional da Qualidade ® (PNQ) na régua de 1.000 pontos. Em 2010, a empresa recebeu o reconhecimento de destaque no critério Sociedade. Já em 2011, a Ampla recebeu o reconhecimento como finalista. Vale ressaltar que, além da participação no PNQ , a distribuidora investe também nas certificações ISO 9.001, ISO 14.001 e OHSAS 18.001.
 
Acreditando no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) como ferramenta para alavancar e dar sustentabilidade aos negócios no longo prazo, a Ampla criou, para seus fornecedores de serviços, em 2006, o Prêmio de Qualidade Ampla no qual foi incluída a metodologia de avaliação baseada na régua de 250 pontos. O prêmio vem evoluindo ano a ano, e faz parte atualmente do Inpar, que é o reconhecimento anual do Grupo Endesa Brasil aos melhores fornecedores de serviços.
 
Em 2010, foi criada a área de Qualidade da Gestão, um aprendizado que surgiu por meio das participações no PNQ e que tem como principal objetivo alavancar o modelo de gestão com base no MEG e nas oportunidades de melhoria levantadas durante o processo do PNQ. A metodologia Lean passou a ser adotada também nas áreas de negócio das empresas.
 
Em 2011, um grande projeto denominado Modelo de Gestão foi implementado com o objetivo de disseminar e implementar metodologias e ferramentas de Qualidade, mobilizando toda a organização. Este projeto está em seu terceiro ciclo e explora as metodologias de Gestão da Rotina e Gestão pelas Diretrizes. Para a sua plena implementação, a companhia conta com cerca de 120 facilitadores para serem os disseminadores das metodologias de gestão, tendo um programa específico, em que os melhores são reconhecidos. Há ainda capacitação externa frequente para gestores e facilitadores. Os demais colaboradores são atingidos por meio dos facilitadores. 
 
De acordo com o presidente da Ampla, Marcelo Llévenes, diversos fatores fizeram com que a empresa evoluisse e chegasse à posição de finalista do PNQ. "A cultura da organização mudou. Os gestores estão mais apoiados em fatos e dados para tomada de decisão. A preocupação em atender todas as partes interessadas (clientes, colaboradores, fornecedores e acionistas) também ganhou relevância", afirma. 
 
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