A um passo do prêmio máximo

Com posicionamento estratégico em torno da responsabilidade social e da sustentabilidade, Copasa é Finalista no PNQ

Empresa brasileira de economia mista e capital aberto, a Copasa MG fica sediada em Belo Horizonte (MG) e é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais. Ela atua como concessionária do setor de saneamento e é responsável pelos serviços públicos de abastecimento de água a esgotamento sanitário, além de planejar e elaborar projetos até a execução e exploração dos serviços. Dos 853 municípios de Minas Gerais, a Copasa detém a concessão de 73% para a prestação dos serviços de abastecimentos de água e de 32% para esgotamento sanitário. 
 
Em 2010, a Copasa acelerou a implementação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da FNQ em seu Planejamento Estratégico para levar a empresa aos caminhos da gestão classe mundial. Para isso ser possível, uma consistente melhoria de processos e de desempenho foi trazida para a companhia, com o objetivo de estar entre as organizações brasileiras de excelência.
 
Veja como a empresa se destacou nos Critérios de Excelência:
 
Liderança - para desenvolver a Cultura Organizacional e a Gestão na Copasa, um dos itens relevantes foi o estabelecimento de valores e princípios organizacionais, que são definidos e atualizados no processo de revisão do planejamento estratégico. 
 
Clientes - para ter uma linha direta com a população, a Copasa criou uma segmentação por categoria de usuário dividida em Residencial, Comercial, Industrial, Pública e Social. Para acompanhamento e controle do cadastro, foi implementado o Sistema Comercial (SICOM).
 
Estratégias e planos - para avaliar as oportunidades e os riscos, a Copasa criou o Comitê de Trabalho, que estuda as informações pertinentes ao ambiente externo identificadas na Análise Estratégica e incorpora outras relativas ao panorama mundial, nacional e estadual. 
 
Sustentabilidade e ação na comunidade - nas questões de responsabilidade socioambiental, a identificação e atualização das leis e regulamentos aplicáveis à Copasa foram realizadas por meio de acompanhamento de publicações jurídicas e especializadas. 
 
Informação e conhecimento - A área de TI da Copasa desenvolve prospecções, realiza análise, implantação e modernização da infraestrutura, monitora e atualiza o parque computacional. Estas práticas permitem a identificação das necessidades de melhoria e a proposição de soluções para disponibilização das informações aos usuários.
 
Pessoas - a organização do trabalho da Copasa foi definida em três pilares: Organograma, Manual de Organização e Plano de Carreiras, Cargos e Salários (PCCS ).
 
Processos - os requisitos aplicáveis aos produtos e aos processos da cadeia de valor foram definidos considerando as diretrizes do Planejamento Estratégico, tendo como base estudos técnicos que abrangem visitas em campo, reuniões entre as unidades envolvidas, pesquisas teóricas e artigos técnicos. 
 
Resultados alcançados - no período de 1999 a 2013, a Copasa obteve 49 prêmios de qualidade alinhados ao MEG, sendo hoje a empresa com o maior número de troféus na história do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS), que é consagrado como referência na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saneamento ambiental do País. Em 2013, o sistema de cogeração de energia – com o objetivo de proporcionar o aproveitamento do biogás produzido durante o processo de tratamento do esgoto – foi reconhecido com o Prêmio von Martius de Sustentabilidade 2013, concedido pela Câmara Brasil-Alemanha. 
 
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