Princípios da Gestão de Contratos eficiente

A habilidade para se gerir um contrato é útil e cada vez mais necessária, pois praticamente todos os tipos de relações comerciais se estabelecem a partir de contratos.

Gerir um contrato significa cuidar para que, ao final do período estabelecido, tudo tenha corrido conforme acordado ou, até mesmo, melhor do que o previsto. Desse modo, tanto quem contrata quanto quem fornece o produto ou serviço beneficiam-se mutuamente do sucesso da gestão contratual.

A habilidade para se gerir um contrato é útil e cada vez mais necessária, pois praticamente todos os tipos de relações comerciais se estabelecem a partir de contratos. Portanto, existem os mais diversos tipos contratuais que podem existir nas mais variadas empresas.

Devido a essa infinita variedade, há também amplos aspectos que devem ser observados cautelosamente em sua gestão. Em primeiro lugar, as partes devem ter ciência de que o contrato possui a função de impor limites à vontade e à liberdade de ambas. Por isso, é necessário ter conhecimento pleno e minucioso do conteúdo contratual em questão.

Além disso, é imprescindível que haja planejamento e programação detalhados de todas e quaisquer atividades e eventos. Deve-se também assegurar o provimento de recursos para a realização do que estiver estabelecido no contrato.

As recomendações adicionais resumem-se em: criar uma cultura de fiscalização periódica, de forma a garantir que as cláusulas contratuais e os eventos firmados sejam efetivamente cumpridos e utilizados pelas diversas áreas da empresa; conhecer sistemas de arquivamento que possibilitem o fácil acesso às informações contratuais em casos de conflitos judiciais; implementar sistemas de monitoramento de prazos e vencimentos, evitando gastos e pagamentos fora do prazo estipulado em contrato; acompanhamento das renovações e rescisões; e cuidados na suspensão e interrupção dos contratos acordados internacionalmente para evitar danos jurídicos e financeiros à empresa.

Os maiores desafios para a gestão de contratos encontram-se, principalmente, nas questões de respeito aos prazos, descentralização de responsabilidades, integração de áreas distintas, identificação de riscos, consulta de documentos e perda do histórico documental. Mas com um planejamento adequado e cuidado nos pontos destacados acima, é possível  evitar os riscos e, acima de tudo,  garantir a eficiência do contrato, ou seja, a razão positiva entre esforço e resultado; entre custo e benefício – no atendimento dos objetivos contratuais pela forma mais adequada e racional.

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