O significado de uma gestão estruturada em tempos turbulentos

Cenários de instabilidade e turbulência acompanham a história global e a vida das organizações. A crise nos EUA deflagrada em 2008/2009 obrigou empresas americanas a reverem suas operações e repensar práticas que não estavam mais funcionando. As organizações viram suas vendas internas e externas despencarem, além da necessidade de enxugar seus quadros de funcionários.

A atual crise social e econômica na Europa traz claramente o mesmo cenário: empresas retiraram seus investimentos nos países europeus, mais uma vez, por conta do profundo processo de transformação global e mudança de cenário e das forças econômicas atuantes.
Mudanças nos rumos da economia exigem das empresas planejamento e reações rápidas e trazem à tona a importância da adoção de modelos de gestão estruturados e ao mesmo tempo flexíveis. A estruturação eficaz da gestão, por meio de modelos de gestão, contribui para a melhoria de práticas e o alcance do sucesso do negócio. A partir de uma visão sistêmica, proporcionada por um modelo de gestão, a empresa passa a se avaliar constantemente, diagnosticar seus pontos fortes e oportunidades de melhoria e orientar a sua gestão para o futuro, de forma planejada. As organizações passam a ter um melhor entendimento do seu negócio, preparando-se mais rapidamente para mudar a direção quando se deparam com alterações bruscas de cenários, além de perceberem mais rapidamente tendências mundiais e as aproveitarem.

Ao longo do seus 20 anos de atuação, a FNQ tem incentivado empresas de todos os portes a aplicarem um modelo de gestão que possibilite uma visão estruturada, garantindo assim a perenidade das companhias e contribuindo para que as empresas estejam atentas à tendências mundiais e preparadas para responder rapidamente em meio a transformações globais.

Ao obterem um modelo claro de gestão, as organizações aumentam sua capacidade de detectar rapidamente mudanças de cenários e avaliar o impacto dessas alterações nos planos e metas traçadas pela empresa. A organização torna-se capaz de analisar regularmente o seu desempenho e colher informações constantes do mercado, de forma a não se prender aos planos estratégicos, por meio de uma liderança inflexível. Outro aspecto-chave das organizações que conseguem se restabelecer de forma mais eficaz em tempos de turbulência: Essas companhias revisam anualmente seus planos levando em consideração novos panoramas econômicos e sociais, além de atuar preventivamente de forma que ela possa antever cenários adversos. Empresas que adotam uma metodologia, formulam estratégias com base em analises do ambiente externo e das características do setor em que a organização atua, bem como o estabelecem metas e indicadores respondem mais rapidamente a possíveis mudanças de rumo. A revisão constante de seus planejamentos estratégicos e orçamentários tornam as empresas mais aderentes a mudanças constantes e imprevisíveis.

Períodos de instabilidade ensinam às organizações a melhorarem sua capacidade de gerenciar em tempos de turbulência, aproveitando chances que não seriam identificadas facilmente e diminuindo o impacto interno que essas crises promovem no faturamento da organização.


 

Patrocinadores dessa edição
Saiba como patrocinar Patrocinadoresedit69
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading