Jovem empreendedor, desafiando o mercado tradicional

Jairo Martins - Presidente executivo da Fundação Nacional da Qualidade

Ter o próprio negócio é o sonho de grande parte dos jovens brasileiros. Uma pesquisa realizada pelo IBOPE e pela Fundação Telefônica Vivo mostra que 71% dos jovens gostariam de empreender e só 40% deles devem colocar o plano em ação nos próximos cinco anos. Além disso, a internet é o meio em que 60% dos entrevistados buscam apoio para planejar e desenvolver uma ideia. Mas qual é o perfil desses jovens empreendedores? Como estimular desenvolver esses talentos e quais os desafios a serem vencidos no mercado de trabalho? 
 
Os jovens estão à frente de empreendimentos inovadores que revolucionam o mercado tradicional. Quebrando os paradigmas da sociedade, os projetos começam pelo desejo de ser empreendedor e também pela identificação de oportunidade de negócio. A busca por resultados rápidos e o desejo de realizar os seus sonhos traçam o perfil deste grupo.
 
Acredito que o jovem empreendedor é o caminho da retomada do desenvolvimento para um Brasil mais competitivo. Repletos de proatividade, comprometimento e engajamento, encontramos empresas geridas por esses jovens cada vez mais preocupadas com a sociedade e com o ambiente em que estão inseridas e o valor gerado nesses negócios afeta não apenas o mercado de trabalho, mas também a comunidade como um todo.
 
O despertar acontece, principalmente, durante a sua graduação, por isso, o incentivo e apoio das universidades é de suma importância para a criação de projetos reais que motivem os estudantes a gerarem ideias inovadoras que podem resultar em novos negócios.
 
Outro ponto importante para um bom desenvolvimento é o ensino em gestão e empreendedorismo, que deve ter continuidade nas universidades. O tema deve fazer, cada vez mais, parte das vidas de crianças e adolescentes. Por isso foi uma evolução nesse sentido, a Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal ter aprovado, em julho deste ano, um projeto que prevê a matéria na grade curricular do Ensino Fundamental e Médio. Dessa forma, teremos cada vez mais casos como os dos criadores do aplicativo Instagram, Airbnb e Dropbox, que são exemplos de empresas de sucesso criadas por jovens. Assim, conceder espaço à criatividade dos nossos jovens é um passo para o futuro das organizações, de forma mais sustentável e responsável. Precisamos estimular os nossos jovens a explorar novas oportunidades que atendam às necessidades, em busca de colher bons frutos para a sociedade. É preciso que os jovens comecem certo, focando na boa gestão dos negócios. Assim, precisamos apoiá-los e orientá-los, para que possam gerar a competitividade que o Brasil tanto precisa.
 
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