Criatividade no DNA empresarial: um diferencial competitivo

Francisco Teixeira Neto, especialista de Projetos da FNQ

A criatividade é uma competência-chave para o desenvolvimento individual e da humanidade e, consequentemente, para a sobrevivência e evolução de qualquer negócio. Afinal, empresas são formadas por indivíduos e, se esses não forem criativos, as empresas da qual fizerem parte também não conseguirão ser, nem a própria sociedade em que esses e suas organizações estiverem inseridos.
 
A inovação no contexto empresarial – entendida como a promoção de um ambiente favorável à criatividade, experimentação e implementação de novas ideias capazes de gerar ganhos de competitividade com desenvolvimento sustentável -, por sua vez, é um dos Fundamentos de Excelência, segundo o Modelo de Excelência da Gestão, disseminado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), deve estar no DNA de toda organização que visa se estabelecer no mundo corporativo.
 
Ou seja, inovação e criatividade andam juntas de mãos dadas, já que a primeira pressupõe segunda e,  nesse quesito,  um grupo de empresas tem se destacado: as startups. O sucesso tem sido tão grande que, apenas a Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimentos (ABRADII), desde 2012, investiu diretamente nesse tipo negócio cerca de R$ 11 milhões e captaram outros R$ 77 milhões de fundos de investimento e de investidores-anjo.     
 
Embora qualquer pequena empresa em seu período inicial possa ser considerada uma startup, há aqueles que defendem a tese de que uma startup é uma empresa com custos de manutenção muito baixos, mas que consegue crescer rapidamente e gerar lucros cada vez maiores. Outra definição, mais atual, e que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores é: grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, trabalhando em condições de extrema incerteza.
 
E extrema incerteza é exatamente o momento que temos vivido atualmente, e a forma como esse tipo de negócio tem conseguido se estabelecer conta com uma ferramenta relativamente barata e acessível a todos: a Internet. Assim, temos visto surgir um novo grupo de empresas que, por estarem suportadas por uma tecnologia de massa, conseguem se projetar no mundo corporativo com muita rapidez, impacto e agregando valor a sociedade com seus modelos inovadores de negócio.
 
Um exemplo de negócio desenvolvido por startups nada convencional é o serviço de inteligência de mercado, que consiste na coleta de dados de extrema precisão, por meio de sensores biométricos que analisam o comportamento de pessoas em estabelecimentos comerciais, e que  processam grandes volumes de dados em plataformas online em tempo real, que podem ser utilizadas para apoiar tanto a tomada de decisão como o planejamento estratégico. 
 
São muitas iniciativas inovadoras acontecendo, abordando e revolucionando questões como a da mobilidade, hospedagem, gastronomia, entretenimento, conectando pequenos negócios a grandes varejistas, entre outros. E todas elas uma coisa em comum: a criatividade de seus empreendedores na concepção do modelo de negócio. Empreendimentos que vem revolucionando o processo de prestação de serviços, que fogem das opções de empreendimento mais convencionais e que têm chamado a atenção e o interesse de consumidores e investidores em todos os cantos do mundo, graças a seu diferencial competitivo.
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading