Oficinas de Gestão

Com o objetivo de levar as organizações a serem catalisadoras de uma sociedade que atenda aos desafios de uma nova economia, um novo capitalismo, a FNQ criou as Oficinas de Gestão 

 

Em 2014, a Fundação Nacional da Qualidade realizou um projeto-piloto de oficinas de gestão com o propósito de preparar líderes para o novo capitalismo, com foco na Teoria U, de Otto Sharmer, e em muita prática sobre o tema. A iniciativa é uma parceria da FNQ com o Fórum de Inovação da Fundação Getúlio Vargas.

Neste ano, as oficinas entram oficialmente no calendário de atividades da FNQ. Conheça mais sobre o projeto e aproveite este benefício gratuito, exclusivo para filiados.

Importante: a participação nas oficinas demandará uma análise prévia, pela Fundação, dos dados do perfil dos filiados interessados e, para os aprovados, a realização de pré-tarefas e leitura de materiais, além de atividades entre os módulos.

Tema das oficinas: "As organizações e a sociedade - preparando seus líderes para o novo capitalismo".

Duração: dois módulos, de três dias cada um (17, 18 e 19 de agosto21, 22 e 23 de setembro) - participação obrigatória nos dois módulos.

Local: São Paulo, capital.

Objetivo: levar as organizações a serem catalisadoras de uma sociedade que atenda aos desafios de uma nova economia, um novo capitalismo.

Número de vagas: 30.

Perfil do participante: profissionais de organizações filiadas que atuem, preferencialmente, em áreas de change management, inovação, marketing, bem como em áreas de gestão de pessoas e estratégias.
 

• Módulo 1 - Mergulhando em novos conhecimentos - Teoria U

As atividades têm início a partir do entendimento aprofundado da Teoria U, de Otto Scharmer (www.presencing.com), com todos os participantes, e visa promover uma reflexão da realidade do mundo e como podemos transformá-la.

Após este primeiro momento, será abordada a importância de gerar pensamentos coletivos para busca de soluções. Serão trabalhados conceitos internos do indivíduo, como preconceitos e paradigmas - processo imprescindível para aqueles que pretendem ser gestores do futuro.

• Módulo 2 - A nova economia, de ter para ser - sociedade inclusiva

O segundo módulo corresponde à prototipação de uma sociedade funcional, com foco na nova economia. É a parte prática das oficinas.

Complementos: durante as oficinas de gestão, serão utilizadas algumas técnicas como entrevistas com as partes interessadas, trabalho de grupo, teatro social, técnicas de prototipação, diálogos em grupos, metaframe da Teoria U, jornadas e aprendizado.

Resultados esperados: as atividades desenvolvidas durante as oficinas têm como objetivo inspirar lideranças focadas na construção de uma sociedade para futuras gerações e sensibilizar as organizações para esta realidade.

Como fazer a inscrição: os interessados, de acordo com o perfil descrito acima, devem encaminhar o currículo, com telefone, e-mail para contato e nome da empresa, para Giovana Ribeiro pelo e-mail [email protected] até 20 de julho de 2015.