Sustentabilidade

Em parceria com a Business School São Paulo - BSP, a FNQ anuncia a criação de um novo núcleo temático de estudo: Sustentabilidade

 

O tema Sustentabilidade tem sido cada vez mais discutido, reflexo da crescente complexidade do ambiente econômico que envolve as empresas. O tema é normalmente relacionado à chamada Triple Bottom Line: para que haja efetiva sustentabilidade, é necessário que se dê atenção aos resultados ambientais, sociais e econômicos.

A defesa do tema tem sido mais usualmente relacionada às preocupações ambientais e sociais, em vista de acontecimentos amplamente noticiados relacionados a empresas que prejudicaram o meio ambiente ou seus trabalhadores. Legislação regulatória e aspectos éticos suportam essa visão.

No caso desse Núcleo de Estudos em Sustentabilidade que está sendo formado por meio de parceria entre a FNQ e a BSP, a intenção é enfatizar o aspecto econômico na defesa da sustentabilidade. O pressuposto é que, à medida que empresas e executivos entenderem que a realização de ações sustentáveis proporcionam não só a perpetuação da empresa como também melhores resultados econômicos e financeiros, haverá um maior incentivo a esses agentes para a promoção da sustentabilidade.

Pesquisas demonstram que ainda existe incoerência entre o discurso das organizações e a gestão da sustentabilidade de fato. De 400 empresas entrevistadas pela Fundação Dom Cabral de Minas Gerais, 77% acreditam que a sustentabilidade influencia o resultado financeiro, entretanto, somente 36% têm ações concretas relacionadas ao tema. Visto isso, é visível um hiato entre o discurso em defesa da gestão sustentável e a realização de práticas sustentáveis. O Núcleo de Estudos em Sustentabilidade parte da ideia de que esse hiato será reduzido quanto mais empresas e executivos se conscientizarem das vantagens econômicas do investimento em ações sustentáveis.

Além da conscientização maior sobre o aspecto econômico, outro fator importante para “disparar” a realização de ações sustentáveis é uma atitude por parte de empresas e executivos voltada para liderar mudanças: diminuição de resistências, conscientização da importância da mudança no ambiente econômico atual, comunicação e liderança na implementação das ações. Esse aspecto comportamental, portanto, relacionado à Gestão da Mudança, também será foco deste Núcleo.

Entendendo a importância de trazer a tona esta discussão, a FNQ convida a todos os filiados a acompanharem os trabalhos do Núcleo Temático de Sustentabilidade, que tem por objetivo contribuir com as organizações na realização de ações práticas que tornem seus processos e projetos sustentáveis, na busca do triple bottom line, enfatizando:
• retorno financeiro da sustentabilidade;
• o papel da governança corporativa: 
• a importância da criação da Cultura Organizacional;
• educação, motivação e incentivo ao profissional; 
• melhoria do MEG.

Os encontros são mensais, presenciais ou virtuais.

Os resultados esperados deste trabalho serão:
• pesquisas sobre a temática; 
• casos sobre a aplicação de projeto; 
• processos sustentáveis nas organizações, artigos, entrevistas e livros virtuais.