Cadernos de Compromisso com a Excelência
Destina-se àquelas organizações que estão no nível básico de maturidade da gestão. É uma importante ferramenta para quem pretende aperfeiçoar-se como membro da Banca Examinadora dos prêmios Regionais e Setoriais, aprimorar a gestão de sua organização ou preparar uma candidatura a estes prêmios. Formadospor nove fascículos, os Cadernos são escritos em linguagem clara e objetiva, podendo ser implementados a partir de soluções práticas, e ilustrados com diversos cases de sucesso de empresas finalistas ou vencedoras dos prêmios regionais de qualidade em gestão.
Introdução ao Modelo de Gestão da Excelência da Gestão® (MEG)
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Este Caderno proporciona uma visão global do MEG, seus fundamentos, critérios e sua aplicação prática.
Liderança
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Apresenta como devem ser o exercício da liderança e a interação com as partes interessadas e como as ações devem ser implementadas. Mostra como devem ser a tomada e a comunicação de decisões, bem como a comunicação dos valores e princípios organizacionais.
Estratégias e Planos
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Mostra como devem ser a definição e apresentação das estratégias, dos indicadores, das metas, dos planos e dos recursos, além de como utilizar as informações comparativas. Apresenta também como devem ser a alocação dos recursos e a comunicação das estratégias, metas e planos de ação.
Clientes
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Apresenta a importância da segmentação do mercado e a definição dos clientes-alvo. Mostra como identificar e tratar das necessidades e expectativas dos clientes, bem como fazer a divulgação da marca e dos produtos. Também indica como deve ser o tratamento das reclamações ou sugestões.
Sociedade
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Mostra como devem ser a identificação dos aspectos e tratamento dos impactos sociais e ambientais adversos. Apresenta como deve ser o tratamento de pendências e sanções referentes a requisitos legais e regulamentares, bem como de questões éticas nos relacionamentos e a implementação de políticas não-discriminatórias.
Informações e Conhecimento
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Apresenta como identificar as necessidades de informações e como devem ser definidos os sistemas de informação. Mostra também como devem ser tratadas a segurança das informações, a busca de informações comparativas e como tratar o desenvolvimento e proteção dos ativos intangíveis.
Pessoas
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Mostra como devem ser a definição e implementação da organização do trabalho, a remuneração, o reconhecimento e os incentivos. Apresenta como devem ser identificadas as necessidades de capacitação e desenvolvimento, bem como os perigos e riscos relacionados à saúde ocupacional, segurança e ergonomia.
Processos
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Relaciona os projetos dos processos principais do negócio e dos processos de apoio. Apresenta os requisitos aplicáveis aos processos principais do negócio e aos processos de apoio e como devem ser controlados esses processos. Mostra como tratar as não-conformidades e como fazer análise e melhoria dos processos.
Resultados
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Mostra como os resultados devem abranger todas as partes interessadas, com seis tipos de resultados: econômico-financeiros; relativos aos clientes e ao mercado; relativos à sociedade; relativos às pessoas; relativos aos fornecedores e os resultados dos processos principais do negócio e dos processos de apoio.