Dia Internacional do Cooperativismo será celebrado em 6 de julho

05/07/2019

O tema, deste ano, é Cooperativas por um trabalho digno

Comemorado no primeiro sábado do mês de julho, neste ano, no dia 6, o tema do Dia Internacional do Cooperativismo 2019 será Cooperativas por um trabalho digno. O objetivo é justamente reforçar a mensagem de que as cooperativas são empresas centradas nas pessoas, caracterizadas por um controle democrático que prioriza o desenvolvimento humano e a justiça social no local de trabalho.

As cooperativas ajudam a preservar o emprego e promovem o trabalho decente em todos os setores da economia. Por meio da participação, os membros têm uma motivação para mudar suas vidas, suas comunidades e o mundo.

O emprego cooperativo está longe de ser um fenômeno marginal. De acordo com uma estimativa recente, as cooperativas em todo o mundo empregam ou são a principal fonte de renda para mais de 279 milhões de pessoas - quase 10% do total da população trabalhadora da humanidade.

Além desses números, diferentes estudos confirmam que na comparação com o emprego em outros setores, os trabalhos cooperativos:

– tendem a ser mais sustentáveis ​​ao longo do tempo;

– a diferença entre os salários de cargos de maior e menor responsabilidade é menor;

– distribuem-se mais uniformemente entre áreas rurais e urbanas.

Por que este tema? - Dada à crescente desigualdade de hoje, o aumento da insegurança no emprego e altos níveis de desemprego, particularmente entre os jovens, o tema foi escolhido para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 8: “Desenvolvimento inclusivo e trabalho decente”.

Como empresas centradas nas pessoas e atores-chave do desenvolvimento (de acordo com o Consenso Europeu sobre Desenvolvimento de 2017), as cooperativas têm um papel importante a desempenhar na criação de empregos decentes e no empoderamento econômico e social das comunidades locais.

O princípio do cooperativismo Gestão democrática pelos associados permite que as comunidades possuam e gerem cooperativas de maneira conjunta, por meio do controle democrático, que traz crescimento inclusivo e sustentável.

FNQ e Sescoop - no Brasil, o movimento é representado pelo Sistema OCB, composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que têm o nobre propósito de apoiar, instrumentalizar e capacitar os seus integrantes para o desenvolvimento das cooperativas. A FNQ sente-se honrada em ter a sua plataforma de gestão, o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), como referência para o PDGC - Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas, já adotado em todo os Estados Brasileiros.

Fonte: Aliança Cooperativa Internacional

 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading