FNQ promove reflexão em curso de planejamento estratégico

Em entrevista, instrutora da capacitação explica a importância da disciplina e do monitoramento para executar um planejamento

Fundamental para a definição de ações e estratégias, o planejamento impulsiona as atividades da organização na direção correta, facilitando seus processos gerenciais e auxiliando seus gestores na tomada de decisões de forma eficiente e eficaz. Mais do que prever ameaças e identificar oportunidades, a organização dos projetos possibilita a construção de objetivos únicos e da identidade da empresa.
 
Ciente da importância do assunto, a FNQ elaborou o curso de Planejamento Estratégico, sob o comando da instrutora Maria Cristina Costa. Com inscrições abertas para as turmas em setembro, outubro e novembro, a capacitação tem como foco a consolidação de ações futuras nas organizações. 
 
Confira, abaixo, a entrevista com a instrutora do curso. 
 
De que maneira o planejamento estratégico pode impulsionar as atividades de uma organização na direção correta?
O planejamento estratégico acontece em um momento de análise de contextos, tomada de decisões e aposta em um determinado cenário para o futuro. Para direcionar as atividades de maneira mais assertiva possível, independente do plano estratégico traçado para os processos gerenciais de uma organização, é preciso fazer um monitoramento do cenário, dos riscos e das oportunidades, para que a qualquer sinal de mudanças ou alterações o gestor possa tomar decisões e, se preciso, revisar o planejamento para não haver perdas para a empresa.
 
A partir de um planejamento estratégico, é possível prever ameaças e identificar oportunidades no mercado? Como?
Sim, é preciso pensar o tempo todo, monitorar o cenário para prever ameaças e aproveitar oportunidades. Ao definir uma estratégia, a organização tem de analisar os riscos e os desafios que está disposta a assumir, de acordo com suas forças e fraquezas. As ameaças aumentam o seu lado negativo, entretanto, uma vez detectadas é possível fazer a melhor escolha para a gestão de seu negócio.
 
De que forma a liderança de uma organização pode garantir a eficácia e eficiência previstas em seu planejamento?
A presença do líder é imprescindível para a determinação de estratégias e a definição dos rumos da organização, sendo, desta forma, inviável delegar algumas funções para terceiros, já que a liderança é responsável pela visão de futuro de um negócio. Determinar um planejamento estratégico não pode ser um evento único e isolado, pelo contrário, trata-se de um estado permanente de acompanhamento, de análise e, quando necessário, de reestruturação, agilidade e mudanças.
 
Mais do que marcar presença, o líder precisa ter disciplina para implementar sua estratégia. É muito comum observar empresas com bons planejamentos estratégicos, mas que não conseguem executá-los. Isso acontece pelo conflito de interesses e pela falta de organização. Por isso, é necessário sair da zona de conforto e tomar as decisões, pensando sempre na construção de um objetivo único, que reproduza a identidade do negócio e, consequentemente, assegure o seu sucesso. 
 
Como os processos gerenciais e produtivos podem interferir na definição de um planejamento?
Os processos gerenciais e produtivos estão diretamente ligados à definição do planejamento de uma empresa. Eles interferem porque dimensionam os esforços necessários para a implementação de um plano de ações. Além disso, auxiliam, também, na análise de desempenho interno, que proporciona melhor entendimento sobre os processos, e na definição de estratégias. 
 
O diálogo e a troca de informações entre as diferentes áreas de uma organização são fundamentais para a definição de um planejamento? Por quê?
O compromisso entre as partes interessadas é fundamental para implementar um sistema de informação, que traz bons insumos para a gestão da organização. Uma vez que todos entendem sua cadeia produtiva, é possível determinar estratégias e desenvolver uma identidade única, que se utiliza do colaborativismo para crescer, superar expectativas e destacar-se no mercado.
 
É possível afirmar que o planejamento estratégico é decisivo para o sucesso de uma organização? Por quê?
Sem dúvidas, sem a determinação de planos e estratégias é impossível assegurar o pleno desenvolvimento de uma organização, pelo contrário, em cenários em que não existe um planejamento definido e bem executado, é comum observar a presença de diversos objetivos, que não levam a empresa a lugar algum. Boas estratégias demandam tempo, disciplina e liderança para plantar o futuro, só assim se garante o sucesso.
 
As inscrições para o curso estão abertas. Para mais informações, clique aqui 
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading