FNQ estimula a melhoria da gestão de MPE no Extreme Makeover

Em entrevista, especialista de projetos da FNQ ressalta a importância da capacitação contínua dos gestores

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) participou, mais uma vez, do projeto Extreme Makeover, iniciativa da revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, neste ano. Com o objetivo de promover uma transformação radical em micro e pequenas empresas, o projeto comtempla uma consultoria tecnológica, financeira e de gestão para as organizações participantes. 
 
De acordo com o especialista de projetos da FNQ, Francisco Teixeira Neto, o projeto permite a aplicação e a disseminação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), ou seja, estimula o aumento da competividade das empresas por meio da melhoria da gestão. Confira a entrevista:
 
Qual o ponto de partida para as empresas que desejam melhorar a sua gestão? Por onde começar?
 
Toda organização que deseja melhorar sua gestão começa fazendo uma autoavaliação de sua gestão para conhecer seus pontos fortes e oportunidades de melhoria. A partir desse diagnóstico, ela será capaz de estabelecer um plano estratégico para potencializar o que já faz bem feito e para suprir as lacunas de gestão que forem detectadas. Essa análise visa ao estabelecimento da excelência em um horizonte em que a evolução é um processo contínuo.
 
Como o MEG auxilia as organizações a desenvolver uma metodologia própria para crescer?
 
O MEG serve de referência para aquelas organizações que desejam ser mais competitivas e sustentáveis. Por meio dos Fundamentos e Critérios de Excelência reconhecidos mundialmente, o MEG leva as organizações a refletirem e a aprimorarem suas práticas de gestão. O processo constante de autoavaliação visa à melhoria das práticas gerenciais e, além disso, leva as organizações a refinarem seu próprio modelo de negócio e a obterem resultados mais satisfatórios para todas as partes interessadas.     
 
Na sua opinião, a capacitação permanente dos gestores é fundamental para o sucesso de uma organização? Como o Extreme Makeover e FNQ trabalham essas questões?
 
Sim, a permanente capacitação e desenvolvimento de seus gestores são fatores críticos de sucesso para uma organização que visa ser competitiva e sustentável. Os líderes devem ser capazes de escutar e interpretar eficazmente os interesses, as necessidades e as expectativas das partes interessadas, bem como desempenhar suas funções pensando sistemicamente, agregando valor para todos, valorizando e estimulando as pessoas a contribuírem com todo o seu potencial para a obtenção dos objetivos e resultados planejados. Isso requer tanto competências técnicas quanto comportamentais.  
 
No Extreme Makeover, com o apoio técnico da FNQ, os dirigentes das empresas participantes são estimulados a realizar uma autoavaliação da gestão, com base no MEG customizado para a realidade das MPE e, após isso, recebem uma visita do especialista técnico da Fundação para discutir os pontos fortes e as oportunidades de melhoria apontados nas análises dos relatórios. O objetivo da visita é estabelecer, juntamente com o empresário, um plano de ação de melhoria da gestão. 
 
Além disso, neste ano, a FNQ ofereceu aos participantes uma vaga em um de seus cursos para que os gestores também possam receber uma capacitação, tenham acesso a novos conhecimentos e a oportunidade de interagir com profissionais de outras organizações, o que normalmente contribui para a melhoria da gestão.
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading