Entenda os desafios e as oportunidades no ecossistema empreendedor brasileiro

De acordo com pesquisa da Endeavor e do Ibope, 76% dos brasileiros (três a cada quatro) têm o sonho de empreender. É uma das maiores taxas do mundo, somente atrás da Turquia. Para falar sobre esse tema, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) entrevistou a coordenadora nacional da Semana Global do Empreendedorismo no Brasil, Gabriela Torquato Fernandez, que traz algumas dicas para quem quer abrir seu próprio negócio e enfrentar os desafios da concorrência no mercado mundial.

A Semanal Global do Empreendedorismo (SGE) é um movimento que envolve milhares de organizações que buscam fortalecer a cultura empreendedora. O objetivo do evento é capacitar, inspirar e conectar pessoas que fomentem um ambiente empreendedor no Brasil e no mundo. Atualmente, o evento ocorre em mais de 150 países, tendo em 2013, atingido mais de 9 mil parceiros, 25 mil atividades e 6 milhões de participantes. Este é o terceiro ano que a FNQ oferece atividades durante o mês de novembro.

Por que cada vez mais pessoas desejam empreender no Brasil?

O que tem inspirado pessoas a empreender é poder fazer o que gostam e do jeito que querem. Empreendedorismo é permitir sonhar e ir atrás desses sonhos. Muitos jovens não desejam mais o modelo tradicional de trabalho e quando eles se permitem mudar, muita coisa acontece. Hoje vemos que empreender é muito bem visto pelas pessoas, é considerado uma oportunidade e alguns o pensam como estilo de vida.

Quais as maiores dificuldades enfrentadas pelos empreendedores brasileiros?

Uma pesquisa recente realizada pela Endeavor revelou que entre os quatro maiores problemas enfrentados pelos empreendedores brasileiros, três estão ligados à falta de conhecimento, principalmente nos quesitos: gestão de pessoas, fluxo de caixa e como administrar um negócio. Outro dado é que praticamente todos os empreendedores conhecem o Sebrae e o Sistema S (Senac, SESI e Sesc), mas apenas 46% dos proprietários de negócios formais já tiveram algum tipo de relacionamento com o Sebrae.

Quais as principais dicas da Endeavor para as pessoas que querem iniciar um negócio?

Primeiro passo é ter um sonho grande e acreditar nele. É importante conhecer o mercado e ao desenvolver o modelo do negócio estar próximo dos clientes ou potenciais consumidores. Você vai começar pequeno, mas precisa sonhar grande e adaptar-se às condições de mercado. É preciso ter resiliência para enfrentar os desafios. Também sempre aconselhamos que os empreendedores procurem opinião de mentores e investidores, esses farão questionamento sobre o negócio e assim o empreendedor poderá repensar e melhorar. A Endeavor tem um e-book bastante interessante sobre este assunto. 

Quais as características dos empreendedores bem sucedidos? Como eles conseguem se manter em um mercado tão instável?

Não tem uma fórmula mágica, mas eu diria que é preciso ter foco, capacidade de se adaptar e não desistir. A inovação é fundamental para ser competitivo permanentemente. Além disso, é necessário ter uma estratégia muito clara e monitorar o mercado.

Como a SGE pretende abordar o tema nesta edição? De que forma ela pode ajudar os empreendedores?

Hoje, no Brasil, a Semana Global do Empreendedorismo é um grande movimento pela causa do empreendedorismo. Queremos deixar um legado e realmente melhorar a cultura e o ambiente empreendedor no País. Acreditamos que, se existe um sonho, existe um caminho. Este ano falamos sobre as barreiras e dificuldades encontradas pelos empreendedores. Durante todo o mês de novembro acontecem mais de 4 mil atividades com o objetivo de capacitar, inspirar e conectar pessoas que fomentem um ambiente empreendedor. Nosso objetivo é conectar pessoas diferentes para impulsionar os novos negócios.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading