Dia Mundial da Saúde: conheça o MEG Saúde, a contribuição da FNQ para o setor

Leia entrevista com Marcela Beltramin, responsável pelo projeto na Fundação

No dia 7 de abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde. O principal objetivo da data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.

Anualmente, o Dia Mundial da Saúde é destinado a discutir um tema específico, que representa uma prioridade na agenda internacional da Organização Mundial da Saúde (OMS). Em 2019, o tema é “Saúde Universal: para todas e todos, em todos os lugares”.

Para comemorar, a FNQ - que está prestes a lançar o Modelo de Excelência da Gestão® voltado para a área, o MEG Saúde - fez uma entrevista com a responsável pelo projeto na Fundação, Marcela Ferreira Ignez Beltramin, que fala sobre a promoção e A disseminação da cultura da gestão para excelência e transformação nos serviços de saúde do Brasil.

• FNQ - O que é o MEG Saúde?
• Marcela - O MEG Saúde é uma iniciativa da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), em parceria com o Instituto de Infectologia Emílio Ribas e o Grupo Giovanoni, para criar um modelo de diagnóstico que soma os Fundamentos da Excelência às peculiaridades do setor de saúde. Assim, com base na 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) - Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão, foi desenvolvido o Instrumento de Avaliação da Maturidade da Gestão para Organizações de Saúde, com adaptações como: customização dos termos do MEG 21;​ utilização de exemplos específicos do setor saúde, facilitando o entendimento para as organizações;​ correlação com outras metodologias de acreditação/certificação. O objetivo é promover e disseminar a cultura da gestão para excelência e a transformação nos serviços de saúde do Brasil.

FNQ - Como surgiu a ideia de se criar o MEG Saúde?
Marcela - A ideia de se criar o MEG Saúde surgiu de uma convergência de propostas. Assim, o Instituto de Infectologia Emílio Ribas procurou a FNQ com a proposição de traduzir a linguagem do MEG dentro do Instituto, gerando uma publicação interna. Por sua vez, o Grupo Giovanoni apresentou, junto à Fundação, a proposta de traduzir o MEG para a linguagem do setor de saúde. Com isso, a FNQ, entendo as necessidades específicas de suas partes interessadas em relação às peculiaridades do setor saúde, teve a iniciativa de criar esta publicação.

FNQ - Qual o público-alvo do MEG Saúde?
• Marcela - O MEG Saúde é voltado para toda unidade que presta assistência à saúde e/ou apoio diagnóstico, pública ou privada, sociedade anônima, limitada ou com outra forma estatutária, que tem funções e estruturas administrativas próprias e autônomas, com ou sem finalidade de lucro, de porte pequeno, médio ou grande. Contempla hospitais, clínicas de atendimento geral ou especializadas, laboratórios, consultórios médicos e dentários, prontos-socorros, home care, entre outros. Contudo, não inclui operadoras de serviço, apenas as suas unidades assistenciais.

FNQ - Quais os benefícios para quem implementá-lo?
• Marcela - Ao implementar o MEG Saúde, a organização estrutura seu modelo de gestão, considerando os melhores processos gerenciais destacados no MEG e a integração dos diversos modelos aplicados na empresa para o alcance de resultados mais competitivos e sustentáveis. Além disso, podemos destacar: a aplicação dos Fundamentos da Excelência; a visão sistêmica da organização com foco em resultados; e a identificação de pontos fortes e oportunidades de melhoria da gestão.
Como exemplos de benefícios específicos para a assistência, podemos mencionar: estruturação da identificação, tratamento e minimização de riscos (sanitários, de segurança, empresariais);​ estruturação de processos relacionados à Responsabilidade Socioambiental, envolvidos no setor, tais como o controle correto do uso de antibióticos e o descarte adequado dos resíduos hospitalares;​ ​preparação da unidade de saúde para situações de imprevistos no cenário de saúde;​ melhoria dos processos assistenciais, considerando a utilização de protocolos, discussão de casos, tomada de decisão com base em evidências clínicas, controle estatístico de processos, comparação do desempenho das equipes, entre outros.

• FNQ - Quem participa do Núcleo Técnico do MEG Saúde? Poderia falar um pouco sobre o trabalho desse grupo: desde quando estão se reunindo, quais as expectativas?
• Marcela - O Núcleo Técnico MEG Saúde é composto por profissionais de saúde e/ou que atuam no segmento de saúde, além de especialistas no MEG. Contamos com a participação de membros do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, Hospital Universitário e Grupo Giovanoni. O núcleo foi constituído em setembro de 2017, tendo se reunido oficialmente, pela primeira vez, em dezembro daquele ano. A partir de então, o Núcleo dividiu-se em grupos para estudar as metodologias de acreditação e certificação específicas para o setor saúde, de forma a avaliar as correlações existentes com o MEG. Com base nesse estudo, foram iniciadas as proposições de adequações de linguagem para o Instrumento de Avaliação, explicitando termos, expressões e exemplos específicos, para possibilitar um melhor entendimento dos conceitos do MEG. Foram feitas, também, algumas reuniões para consolidação desse material e a realização de avaliações-piloto para teste do Instrumento de Avaliação, que foi finalizado neste mês. Em breve, faremos o seu lançamento.
O Núcleo Técnico do MEG Saúde permanecerá atuante, visando a acompanhar a implementação do modelo nas organizações de saúde, a fim de identificar e promover possíveis melhorias na ferramenta.
A expectativa é promover um modelo de gestão que garanta a profissionalização da gestão e um melhor uso dos recursos para maximizar o valor gerado para a sociedade.

Origem do Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1948, devido à preocupação de seus integrantes em manter o bom estado de saúde das pessoas em todo o mundo e, também, alertar sobre os principais problemas que podem atingir a população mundial.

Oficialmente, o Dia Mundial da Saúde é comemorado em 7 de abril desde 1950.

De acordo com o conceito definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não, apenas, a ausência de doença ou enfermidade”.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading