Dia Mundial da Qualidade é celebrado em 12 de novembro

Executivos da FNQ e da ABQ falam sobre cenário atual e união de forças em prol da boa gestão

Introduzido pelas Nações Unidades em 1990, o Dia Mundial da Qualidade, celebrado na segunda quinta-feira de novembro, tem como objetivo enfatizar a importância do tema para a produtividade e para a competitividade das organizações, além de aumentar a conscientização global com vistas ao crescimento e a prosperidade de todos os países.

Para celebrar a data, a Fundação Nacional da Qualidade conversou com o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins e, também, como o diretor-presidente da Academia Brasileira da Qualidade (ABQ), Pedro Luiz Oliveira Costa Neto. Em pauta, o cenário brasileiro e a união de forças em prol de um Programa Nacional de Qualidade da Gestão.

1. FNQ - Levando em consideração o momento de dificuldade (econômica, política e social) pelo qual o País passa, como a ABQ e a FNQ podem contribuir no sentido de resgatar a qualidade da gestão das organizações?

Pedro Luiz - A ABQ é uma entidade que foi criada para ser uma referência em engenharia da qualidade, gestão da qualidade e inovação e excelência da gestão. É essa a nossa contribuição: oferecer referenciais para que as organizações preparem-se para enfrentar situações de crise, sejam elas de qualquer natureza.

Jairo Martins -  As dificuldades vivenciadas pelo Brasil são frutos da má gestão dos recursos em prol da sociedade brasileira. A causa da FNQ é a busca da excelência por meio da boa gestão e, para isso, temos o Modelo de Excelência da Gestão (MEG), respeitado internacionalmente, que pode ajudar os governos, as instituições públicas e as organizações privadas para, juntos, melhorar a gestão no País. Essa é a nossa bandeira.

2. FNQ - Existem várias iniciativas voltadas para a gestão, como os trabalhos realizados pela ABQ e pela FNQ. Você não acredita que vivemos um momento onde as entidades com sinergia nas suas atuações poderiam unir forças em prol da qualidade da gestão?

Pedro Luiz - A ABQ está aberta a participar de um processo sinergético em prol da qualidade no Brasil mediante a interação com outras organizações do gênero.

Jairo Martins - A FNQ já tomou a iniciativa de contatar as organizações engajadas na causa de melhorar o Brasil. O momento é crítico, não podemos desperdiçar recursos, tempo e nem as boas cabeças pensantes do País. Esse alinhamento será benéfico, principalmente para mostrar aos governos e às organizações que, juntos, podemos mais. Temos de dar o bom exemplo.

3. FNQ - Qual a sua opinião sobre o trabalho realizado pela FNQ nesses 24 anos de atuação junto às organizações com vistas à busca constante da excelência da gestão?

Pedro Luiz - O trabalho da FNQ durante sua existência em prol da excelência em qualidade no Brasil é inestimável. Pude constatá-lo pessoalmente nos 20 anos em que participei como juiz do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) e apor meio do reconhecimento internacional que a atuação da FNQ tem merecido.

Jairo Martins - Nestes 24 anos de atuação, a FNQ tem dado grandes contribuições para a melhoria da gestão nas organizações, desde as micro e pequenas empresas, em parceria com o Sebrae, passando pelas cooperativas, apoiando o Sescoop, até as médias e grandes empresas, que interagem diretamente com a FNQ. Infelizmente, têm sido poucas as iniciativas do setor público e dos governos nesse sentido. É imprescindível que todos se engajem na busca da excelência, pois é o grade player para que o Brasil se torne mais competitivo, insira-se na arena internacional e proporcione melhores condições de vida aos brasileiros.  

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading