A Excelência da Gestão começa na universidade

A FCAP JR. Consultoria, de Pernambuco-PE, foi uma das empresas juniores premiadas no Programa de Excelência em Gestão (PEG 2013), promovido pela Brasil Júnior.

Reconhecida na “Régua de 500 pontos”, categoria de maior nível da premiação, a empresa júnior da Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco (FCAP/ UPE) é formada exclusivamente por graduandos, que desenvolvem projetos e prestam serviços em suas áreas de graduação.
 
Conhecida pelo seu pioneirismo, a empresa realiza ações em diversas áreas, principalmente no segmento das MPEs. A Consultoria iniciou suas atividades em 1989 e conta hoje com 41 membros. 
 
Em entrevista concedida à FNQ, a presidente-executiva da FCAP JR., Renê Michelle Silva Mariz, fala sobre a participação no Prêmio, os critérios de excelência disseminados pela FNQ e, ainda, sobre os principais resultados após a aplicação do PEG – Programa de Excelência da Gestão realizado pela Brasil Júnior e que tem como base o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG).
 
- Qual o foco da empresa FCAP JR.? O que vocês oferecem?
A FCAP JR. Consultoria foi fundada em 1989 como “Empresa de Consultoria Júnior” da FCAP/UPE, pioneira na região Nordeste. O foco da nossa empresa é servir de instrumento de aprendizado para os estudantes da FCAP/UPE, além de uma alternativa em prestação de serviços de consultoria de qualidade por um baixo custo, para os empresários do estado de Pernambuco. A empresa oferece serviços para MPEs, principalmente da região metropolitana de Recife (PE). Nossos serviços contemplam diversas áreas como: Estratégia, Financeira, Logística, Marketing, Qualidade e RH.
 
-Vocês foram uma das empresas premiadas pela Brasil Júnior neste ano. Qual a importância desse reconhecimento?
É por meio de premiações como esta que comprovamos que estamos no caminho certo e somos reconhecidos pelo Movimento Empresa Júnior (MEJ). Além disso, é por meio do nosso desempenho, tanto em práticas como em resultados, que a FCAP JR. Consultoria busca melhorias e aprimoramento na sua gestão, garantindo perenidade.
 
- Por que vocês tiveram interesse em participar dessa premiação? Foi a primeira vez?
O cenário da empresa, até meados do ano de 2007, demonstrava a fragilidade da organização no que se refere à liderança, à valorização das pessoas, ao aprendizado organizacional, à cultura de inovação, à orientação por processos e informações, à responsabilidade social, ao conhecimento sobre clientes e mercado e à visão de futuro. A empresa ambicionava prêmios de Qualidade e, ainda que não mantivesse a cultura da excelência, sempre prezou pelo cumprimento do ciclo PDCA (Planejar, Executar, Verificar e Ajustar) na sua gestão. 
Por meio de cursos e palestras,  a consultoria teve o primeiro contato com os fundamentos e critérios da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) e, a partir de então, mergulhou no contexto do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e adequou à empresa ao modelo, que tem continuidade até hoje. Além disso, a FCAP JR. Foi reconhecida duas vezes no Prêmio Qualidade da Gestão Pernambucana, em 2009 e 2011.
 
- O que a empresa tem como diferencial? Como vocês trabalham isso?
Por ser uma Associação Civil sem fins lucrativos, um dos nossos diferenciais é, sem dúvida, os valores cobrados pelos serviços de consultoria tendo em vista a qualidade oferecida e ainda a orientação de professores da FCAP/UPE. Também nos diferenciamos pela nossa gestão de pessoas, já que procuramos promover capacitações e treinamentos nas diversas áreas em que atuamos. Além disso, a FCAP JR. não se preocupa apenas em oferecer produtos satisfatórios aos clientes e com a qualidade de seus processos, mas também está focada na melhoria contínua da sua gestão interna. Acreditamos que há sempre oportunidade de aperfeiçoamento e melhoria contínua na empresa, fruto da cultura de geração de ideias e criatividade da Consultoria. Isso representa para nós um círculo virtuoso dentro da organização, que se traduz como uma vantagem competitiva. 
 
Esta é a 1ª edição da premiação, que teve os critérios e fundamentos da FNQ customizados para a realidade das empresas juniores. O que você acha que mudou em relação às outras edições?
A Brasil Júnior conseguiu, de uma forma espetacular, perceber quais pontos do Modelo deveriam ser adaptados para a realidade das empresas juniores, principalmente no quesito liderança, pois é o que mais procuramos desenvolver no Movimento Empresa Júnior (MEJ). No geral, os princípios continuam sendo os mesmos, pois o próprio Modelo preconiza essa adaptação para diferentes realidades, mas o PEG conseguiu despertar e mostrar claramente que qualquer empresa - seja ela júnior ou sênior - deve ter um modelo bem estabelecido se deseja alcançar bons resultados.  Temos a certeza que o Modelo se aperfeiçoará e que conseguirá abranger ainda mais empresas juniores do Brasil e tornar-se referência, até mesmo, para outros países que também possuem empresas juniores.
 
-O que vocês acham do MEG? E de que maneira esse modelo contribui para a gestão?
Sabemos que, para manter-nos sempre competitivos no mercado e sustentável ao longo dos anos, a qualidade da gestão é imprescindível. Para tal, é preciso utilizar ferramentas de gerenciamento como a utilizada pela FNQ, baseados em critérios e fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão (MEG).
A maturidade da gestão proporcionada após a adoção do modelo, salta aos olhos. Prova disso é o crescimento de áreas como Qualidade, responsável direto pela manutenção, disseminação e melhoria do modelo, sendo hoje uma referência para as demais empresas juniores do Brasil. Hoje, a área de Qualidade é responsável por monitorar as melhorias da empresa, além da manutenção e aplicação de outros modelos utilizados pela FCAP JR.
 
-Quais foram as principais mudanças e resultados da empresa após a aplicação do PEG – Programa de Excelência da Gestão?
Antes de adotar os critérios da excelência como balizador das nossas ações, a FCAP JR. Consultoria não apresentava resultados significativos em termos de gestão e de transformação social. Os processos da EJ (Empresa Júnior) eram realizados de forma arbitrária, sem metodologia padrão e sem a devida importância. 
O PEG (assim como o MEG), nos fez despertar para valores que não são facilmente notados no dia a dia, como, por exemplo, todas as questões relacionadas à interação da empresa com a sociedade e o que podemos fazer para modificar a realidade ao nosso redor. Por fazer parte de um movimento universitário, despertar a excelência da gestão ainda na faculdade, é surpreendente.  
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