Volvo é reconhecida pela quarta vez no PNQ

Conquista da categoria Magna cum laude reafirma trajetória de sucesso rumo à excelência

A Volvo Caminhões destacou-se entre as organizações que apresentaram os melhores resultados por dois anos consecutivos, conquistando o reconhecimento na categoria Magna cum laude do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).
 
Única montadora de veículos a receber o PNQ por várias vezes, a organização consolida seu compromisso com a gestão para a excelência em todas as suas iniciativas.
 
 
Liderança 
 
Com uma cultura orientada para resultados, a Volvo Caminhões celebra suas conquistas. Para a organização, credibilidade, ética e confiança são fatores chave de sucesso e precisam ser construídos e consolidados diariamente, em todos os níveis de gestão.
 
Há muitos anos, a Volvo Caminhões tem dedicado especial atenção às suas lideranças. Na condução dos negócios, conforme as diretrizes determinadas, elas desempenham papel essencial para que a organização consiga trilhar o caminho da excelência da gestão. 
 
Todas as decisões que afetam as operações locais são aprovadas pelo Country Management Team (CMT). Há diversos fóruns para monitoramento e tomada de decisões e para dar apoio consistente às ações decisórias, a Volvo Caminhões conta ainda com o Código e o Manual de Conduta. 
 
A Volvo Caminhões acredita que líderes inspiradores e comprometidos contribuem de forma direta para que as empresas se tornem sustentáveis, atinjam seus resultados e gerem valor para a sociedade. Para tanto, mantém o Programa Volvo de Desenvolvimento de Lideranças (PDLV), que tem como fundamento os - Líder Emergente; Líder de Pessoas; Líder de Líderes e Líder de Negócios.
 
 
Estratégias e Planos
 
Consciente da sua responsabilidade como agente de mudanças, a Volvo Caminhões trabalha suas estratégias e planos buscando o desenvolvimento de soluções inteligentes de mobilidade, contribuindo para um mundo melhor e mais sustentável.
 
Para isso, a organização faz uma análise dos indicadores de performance (Supplier Score Card) visando estabelecer melhorias e discutir novos negócios com base nas estratégias da organização. A meta é envolver todos no sucesso da companhia.
 
O processo de definição de estratégias da Volvo Caminhões atende a um processo estruturado há anos, que dá consistência ao negócio e permite um cascateamento das responsabilidades, da instância macro ao nível individual.
 
A cada três meses é realizada uma reunião global das lideranças, as chamadas BRM (Business Review Meeting), que avaliam com detalhamento como os Planos de Ação estão sendo desenvolvidos para atingir as metas propostas pelo Plano Estratégico e, se necessário, propor o alinhamento de ações. 
 
 
Clientes
 
Com foco no sucesso do cliente, o Grupo Volvo ajusta seus valores corporativos à uma nova era dos negócios. A empresa quer tornar-se líder global em soluções de transporte sustentável e, para isso, a companhia busca fortalecer o relacionamento por meio de programas especiais. 
 
“O que a profissão de motorista profissional de caminhão tem de positivo e como pode ser mais valorizada?” Com essa pergunta a Volvo Caminhões deu início a uma campanha de valorização do motorista profissional de caminhão. Essa campanha se desdobrou em várias ações e possibilitou que a organização mapeasse as necessidades dos seus consumidores.
 
Para determinar a importância relativa das necessidades, expectativas e do comportamento dos clientes, são utilizadas diversas pesquisas de mercado, em conjunto com análises do movimento da indústria do transporte. 
 
Uma grande inovação foi a inauguração, em 2014, da Casa do Cliente, dentro da fábrica de Curitiba (PR), espaço que já recebeu cerca de 10 mil clientes para fazer test-drive. 
 
Outra prática muito importante é o cuidado em assegurar que suas concessionárias atendam aos clientes de forma adequada aos padrões da marca. Para tanto, foi criado o Programa 100%. O objetivo é padronizar o atendimento em toda a rede de atendimento.
 
 
Sociedade
 
Para ser sustentável, uma iniciativa precisa ser economicamente viável, socialmente justa e ecologicamente correta. Por isso, a Volvo Caminhões desenvolve vários programas que ajudam a construir um novo futuro para o Brasil. 
 
 
Atualmente, a empresa mantém no País uma série de programas voltados para a sociedade, incluindo o apoio a crianças carentes, geração de renda para famílias que vivem perto das instalações da fábrica, programas educacionais para jovens, entre outros. 
 
A segurança no trânsito é um importante tema para a organização. Para isso, inaugurou, esse ano, o Memorial da Segurança e do Transporte, que tem o objetivo de abrigar diversas atividades de conscientização para a população e proporcionar uma experiência com a marca Volvo.
 
Por meio de leis de incentivo fiscal, a Volvo também marca presença na sociedade com o patrocínio de projetos que valorizam a cultura e a sociedade. Todas as atividades patrocinadas são relacionadas à sensibilização da comunidade e têm uma abordagem estratégica revelando sempre uma forte ligação com os valores fundamentais da marca - qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.
 
O programa de engajamento com a sociedade tem como base criar valor compartilhado. Nesse sentido, são priorizadas três grandes áreas de atuação: segurança no trânsito e no ambiente de trabalho, sustentabilidade ambiental, educação e profissionalização. Por todo esse trabalho, em 2014 e em 2015, a Volvo foi reconhecida como a empresa mais sustentável do setor autoindústria, pelo Guia Exame de Sustentabilidade. 
 
 
Informações e Conhecimento  
 
Mais do que o simples repasse de informações, o objetivo de toda a comunicação é contribuir para a construção da cultura interna. A gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um fator chave para empresa. Ou seja, a política de comunicação da Volvo do Brasil prima pela clareza, veracidade, relevância, consistência e transparência na divulgação de fatos e promoção de produtos e atributos da marca, em todas as esferas de negócio. 
 
A Gestão do Conhecimento da Volvo do Brasil, por sua vez, é resultado de todas as ações de aprendizagem organizacional, por meio das quais os diversos programas se inter-relacionam.
 
 
Pessoas
 
A essência da gestão da Volvo está na crença que são as pessoas que fazem a diferença. Ao longo de sua trajetória, o trabalho de gestão de pessoas tronou-se estratégico para transformar o sonho de ser o empregador mais admirado em seus segmentos em realidade.
 
No Brasil, o modelo de gestão de pessoas da Volvo é reconhecido historicamente como referência. A empresa investe em diversas ferramentas para que seus colaboradores desenvolvam suas carreiras dentro da organização. O resultado é que o tempo médio na casa é de sete anos. Para uma gestão da carreira eficiente, todos os funcionários contam com um plano de negócios individual, uma ferramenta global: o Personal Business Plan (PBP).
 
Com a premissa de desenvolvimento contínuo, a Volvo também está em permanente superação quando o tema é desenvolvimento e educação corporativa, inclusão, equidade de gênero, entre outros. 
 
 
Processos
 
A gestão orientada por processos faz parte da estratégia do Grupo Volvo em todos os 190 países onde atua. 
 
No Brasil, a empresa tem uma história de pioneirismo, inovação e tecnologia. Os processos da organização estão divididos em quatro categorias principais e suportados por vários subprocessos de apoio para assegurar a excelência de suas atividades. 
 
A fim de verificar se os processos principais atendem aos requisitos da organização, são realizadas diversas atividades de acompanhamento e controle, utilizando práticas e documentos padronizados. Esses documentos são suportados pelo Sistema de Gestão Volvo (SGV), que está disponível na intranet para consulta de todos.
 
Nos processos fabris, a Volvo do Brasil se orgulha de ser considerada uma “escola para o Grupo”.
 
E quando o processo diz respeito à inovação, na Volvo não faltam ideias. É o caso do Prêmio Volvo de Inovação, que em 2016 está em sua sexta edição. A iniciativa é destinada a todos os funcionários que realizem propostas inovadoras em suas áreas e que já possuam resultados comprovados dos benefícios trazidos à companhia. Em 2015, 50 mil ideias foram implementadas com sucesso.
 
Resultados
 
2015 também foi um ano histórico para a organização. Em outubro, a fábrica de Curitiba celebrou a produção de 300 mil veículos em sua planta e alcançou 29,6% de market share.
 
O conjunto de todas as boas práticas da organização transformaram-se em retorno para a organização, que, em 2015, pelo segundo ano consecutivo, foi eleita a empresa mais sustentável do setor de Autoindústria pelo Guia Exame de Sustentabilidade. 
 
Paralelamente, há mais de uma década, a organização ocupa posição de destaque entre as melhores empresas para trabalhar do setor automotivo brasileiro, na seleta lista das Melhores Empresas para Você Trabalhar, do Guia Você S&A, tendo sido eleita a melhor do País duas vezes: em 2008 e 2011.
 
Clique aqui e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2016 do PNQ. 
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