Sabesp Sul é uma das Premiadas do PNQ deste ano

Compromisso com a gestão das águas garante reconhecimento da organização no PNQ 2016

 
A Sabesp - Unidade de Negócio Sul é uma das organizações Premiadas no ciclo 2016 do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), promovido pela Fundação Nacional da Qualidade. 
 
Há 15 anos, a companhia adotou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)  e começou a trilhar um caminho de excelência. Em 2010, foi Destaque no Critério Clientes; em 2012, foi Finalista do PNQ e, no ano seguinte, manteve-se como Finalista na premiação e conquistou a Medalha de Ouro no Prêmio Ibero-americano de Qualidade, da Fundibeq, do qual a FNQ é parceira.
 
Tornar-se uma organização de excelência é o objetivo da Sabesp - Unidade de Negócio Sul. E essa meta vem trazendo benefícios a todas as partes interessadas: força de trabalho, clientes, fornecedores, acionistas, sociedade. É por isso que essa palavra está presente na Visão da Unidade de Negócio, que é “Ser referência mundial na prestação de serviços de saneamento, de forma sustentável, competitiva e inovadora, com foco no cliente”.
 
 
Liderança 
 
A Sabesp - Unidade de Negócio Sul atua com transparência em suas ações e é pautada por valores e princípios éticos, que asseguram a equidade entre os acionistas, a prestação de contas e a responsabilidade corporativa com todas as áreas organizacionais. 
 
Suas práticas de governança são integradas e estão inseridas em um planejamento que prevê a continuidade do desenvolvimento e a implantação de planos de ação norteados pela análise de riscos de negócios. 
 
Sua liderança é engajadora, inspiradora e exemplar, promovendo a participação da força de trabalho e demais partes interessadas na realização das estratégias, fomentando a Cultura da Excelência, o aprendizado e a inovação.
 
A identidade (Missão, Visão e Valores) da organização é revisada e atualizada sistematicamente durante o ciclo de Planejamento Estratégico, que conta com a participação da alta administração da empresa.
 
 
Estratégias e Planos
 
Por meio de um forte, participativo e estruturado processo de Planejamento Operacional, a Unidade de Negócio Sul garante a sustentabilidade do negócio, nos aspectos econômico, ambiental e social.
 
A organização parte da premissa que é preciso saber onde se quer chegar, conhecer os caminhos e estabelecer os melhores meios para assegurar os resultados. E, para isso, suas estratégias, objetivos e planos de ação são definidos para garantir o alinhamento às diretrizes empresariais e ao desenvolvimento sustentável da organização por meio da utilização da metodologia Balance Score Card – BSC, estabelecendo uma relação de causa e efeito em suas atividades.
 
Para disseminar a estratégia da organização, anualmente é realizado o “Dia do Compromisso”, quando os líderes da empresa comunicam a identidade e as principais diretrizes para toda a força de trabalho, estabelecendo o compromisso individual de cada integrante para o cumprimento das metas da organização.
 
Após a implementação dos planos, a estratégia é acompanhada de forma sistematizada por meio da análise crítica dos indicadores de desempenho. As análises são registradas em um sistema chamado Painel de Bordo, que fica disponível para consulta de toda a força de trabalho na intranet da empresa.
 
 
Clientes
 
A Unidade de Negócio Sul atende 4,3 milhões de consumidores em sua área de atuação. Com clientes que compreendem desde grandes indústrias e empresas do setor de comércio e serviços até consumidores residenciais, realiza pesquisas de satisfação com o cliente para melhorar o relacionamento, identificar pontos de melhora e garantir a satisfação de grupos de consumidores tão diversos. 
 
O principal programa de relacionamento com os clientes é o “Somos Todos Clientes - STC”, que busca a excelência na prestação de serviços, melhorando o relacionamento, eliminando as não conformidades dos processos, reduzindo o número de reclamações e aumentando a satisfação dos clientes. 
 
A organização inova nos canais de relacionamento e além dos tradicionais telefone, internet, Ouvidoria e atendimento presencial, também coloca à disposição, o relacionamento via redes sociais.
 
Outra forma de relacionamento é o TACE - Técnico de Atendimento Comercial Externo, profissional que vai até a casa do cliente para apurar o consumo de água e verificar problemas reportados pelos clientes.
 
Clique aqui e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2016 do PNQ. 
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