Sabesp Sul é reconhecida em Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2013

Implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) garantiu à Sabesp Sul uma melhora em diversos processos gerenciais da empresa e o reconhecimento da excelência da sua gestão

A Sabesp Sul foi considerada referência em gestão no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), maior reconhecimento da excelência em gestão de empresas sediadas no Brasil. A Sabesp é a maior empresa de saneamento básico das Américas e a quinta maior do mundo em população atendida.
 
Diretamente ligada à Diretoria Metropolitana da Sabesp, a Unidade de Negócio Sul é uma unidade autônoma, criada em 1996, responsável pelos serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto na região sul da capital, abrangendo uma área de 1.566 km2, sendo 78% desse território parte das Bacias Hidrográficas das represas Billings e Guarapiranga. 
 
Foi em 1996, mesmo ano da criação da Unidade, que a Sabesp Sul formalizou a Política Institucional da Qualidade, com a finalidade de estabelecer os conceitos, diretrizes e responsabilidades que norteiam o processo de qualidade. Já em 2001 a empresa adotou o Modelo de Excelência da Gestão ® (MEG) como referência para aprimoramento do seu sistema de gestão e disseminação da Cultura de Excelência. Para aumentar sua eficiência operacional, a Sabesp Sul foca suas ações no controle da pressão nas redes de água; na qualidade dos materiais e mão de obra; na pesquisa para identificação de vazamentos não-visíveis; no combate às fraudes e aprimoramento do sistema de medição; na gestão para reduzir o tempo de reparo dos vazamentos; na utilização de novas ideias e tecnologias captadas por benchmarking, entre outros. Desde então a Unidade vem sendo reconhecida em diversos prêmios regionais e setoriais baseados no MEG, além de obter a certificação ISO 9001 e OHSAS em seus processos. 
 
Os principais resultados alcançados depois da implementação do Modelo foram: melhoria da satisfação dos clientes (de 72 % em 2001 para 90 % em 2013), a redução de perdas de água (de 39 % em 2001 para 25 % em 2013) e a melhoria dos índices de atendimento de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, indicadores fundamentais para cumprir a missão e visão da Sabesp relacionados a universalização dos serviços de saneamento. Outro grande resultado da Sabesp Sul foi ser reconhecida como "Troféu Ouro" no Prêmio Ibero-Americano de Qualidade, sendo a primeira empresa de saneamento a conquistar este reconhecimento. 
Para o superintendente da unidade de negócios Sul da Sabesp, Roberval Tavares de Souza, ser finalista pela segunda vez seguida (2012 e 2013) do PNQ  é motivo de orgulho para Sabesp Sul. “É o resultado do intenso trabalho de toda força de trabalho, especialmente de toda liderança que é o carro-chefe do sucesso deste processo. Liderar pelo exemplo é uma das práticas implementadas na nossa organização desde 2001 com a implementação do MEG”, explicou. Para ele, integrar toda força de trabalho na busca da melhoria contínua foi importante para o alcance dos resultados. 
 
Em 2010 a Sabesp Sul foi Destaque no Critério Clientes, em 2012 foi Finalista do PNQ e em 2013 conquistou Medalha de Ouro no Prêmio Ibero-americano de Qualidade, da FUNDIBEQ, da qual a FNQ é parceira.
 
 
 
 
 
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