Sabesp Sul é DESTAQUE do Melhores em Gestão® - ciclo 2018

Há 18 anos, a organização adota o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e há 10 vem sendo reconhecida por sua busca pela excelência

A Sabesp Sul, além de GANHADORA, é uma das DESTAQUES do Melhores em Gestão® - ciclo 2018. A organização é uma das quatro que apresentaram maior faixa de pontuação e maior equilíbrio sistêmico no atendimento aos Fundamentos da Excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Diretamente ligada à Diretoria Metropolitana da Sabesp, a Unidade de Negócio Sul - MS é uma unidade autônoma, criada em 1996, responsável pelos serviços de distribuição de água e de coleta de esgoto na região sul da capital paulista e nos municípios de Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Rio Grande da Serra, Ribeirão Pires, Diadema e São Bernardo do Campo.

A busca pela qualidade na Sabesp é uma prática constante desde a criação das Unidades de Negócio. Em 1996, foi formalizada a Política Institucional da Qualidade, com a finalidade de estabelecer os conceitos, as diretrizes e as responsabilidades que norteiam o processo de qualidade.

A partir dessas premissas, a Unidade de Negócio Sul - MS vem desenvolvendo e aprimorando práticas, visando à melhoria da gestão e do desempenho e buscando alcançar sua Visão, que é “ser referência mundial na prestação de serviços de saneamento, de forma sustentável, competitiva e inovadora, com foco no cliente”.

A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp)  tem o Governo do Estado como seu principal acionista e conta com ações negociadas nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque. É a maior empresa de saneamento básico das Américas e a quinta maior do mundo em população atendida.

Em busca da excelência

Há 18 anos, a Sabesp Sul adotou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da FNQ, como referência para aprimoramento do seu sistema de gestão e disseminação da Cultura de Excelência. A meta da Unidade de Negócio Sul é ser uma empresa classe mundial. Nessa busca constante, a organização vem sendo reconhecida em diversos prêmios regionais e setoriais baseados no MEG.

Nos últimos dez anos, conquistou diversos reconhecimentos da Fundação. Em 2010, a Sabesp Sul foi Destaque no Critério Clientes do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), merecido reconhecimento pelo Estado da Arte em suas práticas de gestão nesse critério. Nos anos de 2012 e 2013, foi Finalista do PNQ. Em 2016, conquistou o reconhecimento máximo do Prêmio Nacional da Qualidade®. Em 2017, passou novamente pela avaliação dos examinadores da Fundação, obtendo êxito para ser listada entre as Melhores em Gestão® - ciclo 2017.

Referência no setor de saneamento

Apoiando essa história de sucesso, a organização conta com um forte processo de disseminação da Cultura da Excelência para sua força de trabalho, que também tem se estendido à cadeia de fornecedores.

Além de expandir seus sistemas, manter-se inovadora, competitiva, com crescimento sustentável, a Sabesp Sul tem como objetivo prestar serviços com cada vez mais qualidade e regularidade. Assim, a organização busca ser uma empresa de referência nos serviços que presta, seja por meio da modernização da gestão empresarial e do aumento da produtividade, seja por meio da redução de perdas e custos, incluindo a profissionalização da gestão dos prestadores de serviço e o emprego de tecnologias mais avançadas.

Por tudo isso, o modelo de gestão da Sabesp - MS é referencial no setor de saneamento. Tornar-se uma organização de excelência é um objetivo ousado e que vem trazendo benefícios a todas as partes interessadas: força de trabalho, clientes, fornecedores, acionistas, sociedade.

Gigante do saneamento básico

A busca pela excelência na gestão também está relacionada à necessidade de ter processos mais eficientes para atender a milhões de pessoas, todos os dias.

Os números da Sabesp Sul são grandiosos.

  • O índice de atendimento de abastecimento de água é de 100% e o de coleta de esgoto está em 89,2%.
  • Com 901 empregados, a Sabesp Sul administra 1.190.906 ligações de água, 15.407 quilômetros de redes de água e de esgoto (distância equivalente ao percurso de ida e volta de São Paulo a Nova Iorque), além de 43 reservatórios, 29 estações elevatórias de água, 132 boosters (conjunto moto-bombas), 19 poços profundos e 159 estações elevatórias de esgoto.
  • Atende diretamente a 4,3 milhões de pessoas.
  • Também é responsável por mais de 4 mil grandes empresas-cliente, como Solvay Indupa, Avon Cosméticos, Mercedes-Benz, Volkswagen do Brasil, Ford do Brasil, Centro Empresarial de São Paulo, SP Market, Morumbi Shopping, Infraero - Aeroporto de Congonhas, entre outros.

 

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