Organização é Premiada pelo terceiro ano consecutivo e é a primeira a ganhar a categoria Summa cun laude

Empresa investe em boas práticas para colher resultados

 
 
Ao longo dos anos, a Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) - Unidade Tucuruí (PA) tem se destacado pela implementação de estratégias que visam à gestão para a excelência e a obtenção de resultados por meio de boas práticas, processos, determinação e valorização do capital humano.
 
Destaque em 2009 e em 2010, a Eletronorte foi Premiada em 2011, 2014 e 2015 e reafirma o compromisso com a excelência com a conquista na categoria Summa cum laude 2016, nova categoria do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), que reconhece as organizações que são Premiadas por três anos seguidos. 
 
Liderança
 
O atual credo, constituído pela missão, visão e valores da Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) - Unidade Tucuruí (PA), foi estabelecido e unificado de forma participativa no Sistema Eletrobras, que prevê que todas as suas unidades signatárias tenham como eixos principais a produção de energia limpa, a integração e a sustentabilidade. 
 
Dessa forma, o desenvolvimento da gestão da organização considera os elementos da cultura organizacional, estimula a governança corporativa, faz o levantamento de interesses organizacionais, valoriza a atuação propositiva dos líderes e analisa o desempenho das atividades por meio de indicadores e troca de experiências entre as áreas da companhia.
 
Com isso, a Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) pode refletir, juntamente com seus líderes, sobre o atendimento aos principais requisitos das partes interessadas e adotar ações voltadas para a realimentação de seu planejamento estratégico. Assim, a companhia tem garantido o desempenho de cada indicador monitorado e feito as análises que estabelecem a prioridade de ações corretivas para a obtenção de resultados. 
 
Estratégias e Planos
 
A análise do macroambiente, das características do setor elétrico e do mercado de energia elétrica e suas tendências são realizadas nas etapas do Planejamento Estratégico do Sistema Eletrobras; no Plano de Negócios da ELB e no processo de revisão do PE/ELN 2010-2020 capitaneada pela Coordenação de Planejamento e sustentabilidade Empresarial com a utilização de uma adaptação própria da Metodologia da “Execução Premium” de Kaplan e Norton, denotando inovação no Setor Elétrico Brasileiro.
 
Para a revisão desse planejamento, foram utilizados documentações e relatórios sobre a companhia e o setor elétrico em geral, a fim de observar os cenários macroeconômicos para a Amazônia, no período 2005-2025, considerando a interação com órgãos representativos de diversos segmentos da sociedade e clientes. 
 
Paralelamente, o monitoramento da implementação dos planos de ação é feito por meio do Sistema de Reuniões, das auditorias dos Pilares TPM e do SGestor – Sistema Informatizado, que permite à alta direção controlar o andamento da execução das estratégias e dos planos determinados.
 
Para isso, a organização emite e-mails em caso de prazos não cumpridos e verifica os resultados alcançados por meio de ferramentas para a gestão, um dos pontos de destaque reconhecidos pela Fundação Nacional da Qualidade como facilitadora para comunicação de estratégias e planos.
 
Clientes
 
Os pilares da relação com o consumidor da Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) são a análise e o desenvolvimento de mercado e o relacionamento de excelência. Assim, a organização tem identificado as necessidades e as expectativas dos clientes e analisado quanto os seus aspectos comerciais e técnicos influenciam as atividades organizacionais.
 
A satisfação dos clientes com os aspectos técnicos do relacionamento é avaliada por meio da Pesquisa Anual de Satisfação dos Clientes da Eletronorte, que apresentou 92% de satisfação global em 2014. Como consequência disso, há 12 anos a companhia manteve a sua carteira de clientes, tem investido na identificação das necessidades e na promoção de desenvolvimento por meio de práticas como: 
 
  • intercâmbio técnico, para disseminar tecnologias e práticas inovadoras ou aperfeiçoamento de processos, com foco em redução de custos e perdas; 
  • a constituição de Sociedades de Propósito Específico para geração e transmissão de energia, viabilizando investimentos em um leque maior de empreendimentos com parceiro privados que aportam diferenciais como, por exemplo, a maior agilidade nas contratações de equipamentos e serviços; 
  • contratos de venda de energia com preços indexados ao preço internacional do alumínio, com os clientes eletrointensivos.
 
 
Sociedade
 
Ciente de sua responsabilidade socioambiental, a Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) – Unidade Tucuruí (PA) trabalha para eliminar, minimizar ou compensar os impactos socioambientais identificados por meio de programas próprios ou parcerias/convênios com instituições de pesquisa e de fomento. 
 
Além disso, a companhia tem como parte de sua missão a atuação no negócio de energia de forma integrada, rentável e sustentável, direcionando esforços para fortalecer a sociedade e comunidades vizinhas e compartilhando seu domínio de conhecimento tecnológico e de gestão. Mais além, a Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) também contribui, estimulando, facilitando e patrocinando a participação da sua força de trabalho e parceiros em projetos de natureza social, que são norteados pelas diretrizes de responsabilidade social da ELN, fundamentadas nas “Metas do Milênio” (ONU - 2000) e pelas Rotinas de Aprovação de Projetos e de Atribuições do Comitê de Ações sustentáveis. 
 
Dessa forma, a satisfação da sociedade é intensificada e novos processos são aperfeiçoados ou desenvolvidos a partir da análise das informações provenientes dos mecanismos de identificação e análise das necessidades e expectativas da sociedade.  
 
Informações e Conhecimento
 
A Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) – Unidade Tucuruí (PA) conta com os sistemas de informações técnico-operacionais modernos, que subsidiam as equipes de produção das plantas e disponibilizam dados on-line de desempenho de equipamentos/sistemas, gerando tendências e diagnósticos, permitindo agilidade nas decisões e atuações proativas, para garantir a disponibilidade (ID) das Unidades Hidrelétricas. 
 
Os conhecimentos que sustentam o desenvolvimento das estratégias e operações, por sua vez, são identificados e desenvolvidos a partir da definição das competências organizacionais que compõem as Escolas de Excelência do Portal de “Educação Corporativa ELB/ELN”. Esse processo é conduzido pela Assessoria de Educação e Conhecimento - GAE, a partir da análise do planejamento, do mercado e de outras organizações que fazem parte do seu ambiente técnico-institucional, bem como de interações constantes com o Comitê Estratégico Empresarial e Comitê de Educação Corporativa. 
 
Assim, as competências definidas e as necessidades identificadas pelas gerências e pelo Setor de Treinamento da organização são os insumos para elaboração das matrizes de habilidades e competências, que identificam o nível de importância de cada conhecimento para o conjunto de habilidades necessárias à força de trabalho. 
 
Pessoas
 
Em complemento à estrutura formal, a Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) adota a filosofia de organização do trabalho baseada em equipes matriciais multidisciplinares, temporárias ou permanentes com autonomia para gerir processos e aperfeiçoá-los, de maneira a alcançar metas, assimilar a tecnologia de cada ferramenta de gestão e multiplicá-la em toda a cadeia estrutural. 
 
Da mesma forma, a qualidade de vida dos colaboradores dentro e fora do ambiente de trabalho constitui uma das prioridades da organização. Por isso, os seus principais mecanismos para identificar as necessidades e as expectativas das pessoas da força de trabalho e do mercado de trabalho e traduzi-los em requisitos são: 
 
Pesquisa de Clima Organizacional; 
Pesquisa da Qualidade de Vida e Estresse;
Pesquisa das Melhores Empresas para Você Trabalhar; 
Pesquisa Sextante Brasil;
Pesquisa junto aos colaboradores para elaboração da proposta do acordo coletivo; 
Reuniões periódicas do superintendente com as equipes. 
 
Os resultados das pesquisas são apresentados aos colaboradores e cada gerente discute com sua equipe os fatores que motivaram as pontuações abaixo da faixa de corte e, em conjunto, estabelecem um plano de melhorias.
 
Processos
 
A Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) – Unidade Tucuruí (PA) divide os seus processos gerenciais em três grandes grupos: cadeia de valor, relacionamento com os fornecedores e econômico-financeiros. 
 
Ao organizar suas atividades dessa maneira, a companhia consegue projetar e assegurar o atendimento harmônico aos requisitos das partes interessadas, controlar as demandas por meio dos indicadores e metas definidos em seu planejamento estratégico e pelo seu desdobramento aos níveis operacionais. 
 
Com objetivo de assegurar a continuidade de fornecimento no longo prazo, a melhoria do desempenho, a promoção do desenvolvimento sustentável da própria cadeia e a agregação de valor ao negócio, a companhia utiliza-se dos mecanismos e indicadores para determinar, anualmente, a previsão orçamentária de cada ciclo, a fim de garantir a excelência das atividades desempenhadas durante o ano.
 
Resultados
 
A adoção do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, em 1998, foi um fator determinante para que a Eletrobras Eletronorte - Superintendência de Geração Hidráulica (OGH) trilhasse um caminho rumo à excelência nas últimas décadas. 
 
Não por acaso, a companhia tem se destacado por anos consecutivos no maior reconhecimento à gestão das organizações do País - o Prêmio Nacional da Qualidade®, conquistado resultados exemplares em todas as suas áreas de atuação e inspirado a busca por estratégias que promovam um clima organizacional para o pleno desenvolvimento de todas as forças de trabalho da organização.
 
Clique aqui e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2016 do PNQ.
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading