Organização é destaque pela excelência e integração de processos

Investimentos resultam em primeira premiação para a Turbo Brasil no PNQ

 
 
A Turbo Brasil foi estruturada, em 1999, a partir de um modelo de gestão próprio, criado com base em metodologias consagradas como o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG). 
 
A organização, que é uma sociedade limitada de capital fechado, controlada por uma diretoria executiva composta pelos sócios, participou pela primeira vez do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) em 2016.
 
A Turbo Brasil foi reconhecida por suas boas práticas de gestão no Critério de Processos da maior premiação da gestão das organizações brasileiras. 
 
A comprovação das boas práticas das lideranças da organização pode ser constatada pelos substanciais resultados obtidos ao longo dos últimos anos, com o aumento das receitas operacionais em 21,4% e da lucratividade em 54,06%, no período de janeiro a setembro de 2016.
 
Os resultados monetários obtidos ao longo de 2016 indicam que a Turbo Brasil já começou os investimentos em mais de 70% das iniciativas identificadas no Planejamento Estratégico para o quinquênio 2016/2020, podendo realizar nova elaboração das estratégias em 2017.
 
Veja como a Turbo Brasil se destacou no Critério Processos
 
Na Turbo Brasil, os processos da cadeia de valor são definidos prioritariamente pelas especificações técnicas dos fabricantes dos produtos, que norteiam os procedimentos operacionais e as instruções de trabalho. Para aprimorar os processos já existentes, a organização faz pesquisa de feedback com os clientes e os colaboradores utilizam o Programa Gestão de Ideias, iniciativa institucional de incentivo às ideias criativas, para serem convertidas em inovações sustentáveis, com premiação às melhores contribuições. 
 
Os novos serviços são desenvolvidos a partir da demanda de clientes. Para a incorporação dos novos processos, as áreas comercial, técnica e financeira realizam estudo direcionado de compatibilização com os valores e princípios organizacionais. 
A companhia aposta nas ferramentas para a gestão para organizar o fluxo de atividades, monitorar os indicadores e identificar oportunidades de melhoria. Para isso, a Turbo Brasil adota, além do Modelo de Excelência da Gestão®, os gráficos de controle estatístico (Six Sigma), a Lean Manufacturing, o Sistema Just-in-Time de Produção e a Teoria das Restrições (balanceamento de linha), entre outros processos. 
 
O atendimento a requisitos aplicáveis aos processos da cadeia de valor é assegurado por meio da padronização das Normas de Procedimentos e Instruções de Trabalho da organização, considerando a análise dos 6 M's do Diagrama de Ishikawa. Os sistemas de informação, em seus módulos operacionais, permitem, ainda, uma integração de dados necessários à produção de informações que alimentam os indicadores de desempenho, permitindo maior assertividade e visão amplificada de integração de operações.
O sistema de gestão também prevê a realização de benchmarking, para aumento da oferta de serviços e melhorias internas, a partir de critérios como atualização tecnológica, demanda de clientes, análise de viabilidade econômico-financeira, todos referenciados ao planejamento estratégico.
 
Os fornecedores são escolhidos com base em consulta prévia e determinação da criticidade dos itens a serem entregues, considerando, por exemplo, pontualidade e cumprimento de requisitos técnicos e condições acordadas. Todo novo fornecedor de materiais críticos assina declaração de não utilização de trabalho infantil, degradante ou forçado. 
 
Os indicadores de desempenho financeiro da Turbo Brasil são gerados a partir da apuração de resultados, tendo os principais requisitos e os respectivos indicadores de desempenho monitorados, incluindo aqueles relativos aos grupos de estrutura, liquidez, atividade e rentabilidade. Além das rotinas tradicionais de contas a pagar e a receber, com geração de fluxo de caixa, foram criados três mecanismos exclusivos de alinhamento orçamentário com estratégias e objetivos:
 
  • Triângulo (fluxo de caixa/estoque/compras) - regulamenta os limites de comprometimento de compras de maneira antecipada, consciente e vinculada aos recursos atuais e futuros. A projeção de faturamento com o cálculo do mark-up resulta no apontamento da necessidade de compra de peças e serviços necessários. O valor, vinculado à análise das disponibilidades financeiras de caixa, informa o limite de compras para os próximos três meses (mês a mês) e fornece referenciais de valores máximos de estoques;
  • Circularização econômico-financeira de recursos - pelo controle do valor de "Início de Fluxo", a variação financeira de estoques é somada ou subtraída do orçamento, deduzindo as despesas e investimentos feitos a partir da lucratividade mensal, que é também deduzida ou somada à variação de valores decorrentes da inadimplência. A partir dessas operações, a organização calcula o "Fim de Fluxo" do mês, apontando a agregação de capital às reservas.
  • Presença dos indicadores de desempenho financeiro em todos os projetos -apontam a evolução e o atingimento ou não dos valores orçados para novos negócios, produtos ou mercados.
Clique aqui e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2016 do PNQ. 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading