FUCAPE Business School: uma trajetória com foco na excelência e na melhoria contínua da gestão

Com unidades no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Maranhão, organização conquistou o reconhecimento no Melhores em Gestão®

A FUCAPE Business School, faculdade de origem capixaba que atua no mercado de ensino da área de negócios com uma cartela de cursos que vai da graduação ao doutorado, reconhecida como um centro de pesquisa respeitado nacional e internacionalmente, desde a implantação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2014, tem obtido resultados significativos de reconhecimento quanto à sua excelência acadêmica e de gestão.

Foi avaliada com a categoria máxima (Ouro), em 2015 e 2017, no Prêmio Qualidade Espírito Santo (PQES), promovido pelo Programa para Incremento da Competitividade Sistêmica do Espírito Santo (COMPETE-ES) e, agora, reconhecida no primeiro ciclo do Melhores em Gestão®, da FNQ, demonstrando ser uma organização que possui nível de maturidade de gestão consolidado, com uma estratégia aplicada sistematicamente de acordo com o seu planejamento estratégico e por meio de métodos eficientes, com processos integrados, contínuos, proativos, abrangentes e ágeis.

Gestão de destaque - sobre a implementação do MEG na FUCAPE, o cofundador da Instituição, Aridelmo Teixeira, ressalta: “implementamos o MEG em um dos piores momentos econômicos do País nos últimos anos, principalmente para área de educação. A análise do ambiente externo e a adaptabilidade da gestão, em conjunto com uma equipe engajada em busca de melhores resultados, permitiram enfrentarmos os momentos de dificuldade, mantendo os padrões de evolução nos resultados. Todas as filias foram abertas em momentos críticos (RJ em 2015 e MA em 2016), isso mostra a solidez da gestão. Enquanto o mercado retrocedia, a FUCAPE estava expandindo”.

A melhoria da gestão da organização é evidenciada pela performance dos resultados alcançados em seu sistema de indicadores, que fizeram com que a FUCAPE entrasse para o seleto grupo de empresas de nível classe mundial, listadas entre as Melhores em Gestão® do Brasil, pela FNQ.

Reconhecimentos acadêmicos - há oito anos consecutivos, a FUCAPE é classificada com a nota máxima de avaliação no Ministério da Educação (MEC) pelo IGC – Índice Geral de Curso, que afere a qualidade do ensino de todas as Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, tanto de categoria pública quanto privada. Além disso, nestes oito anos, sempre esteve presente no ranking das 10 melhores IES do País, dentre mais de duas mil outras instituições de ensino, de todas as categorias.

Ainda sobre os resultados acadêmicos conquistados pela FUCAPE, em 2017, a Instituição alcançou a classificação de melhor curso de graduação em Economia do Brasil pelo CPC – Conceito Preliminar de Cursos, do MEC.

No mesmo ano, a Instituição comemorou ainda a elevação do desempenho de seu Programa de Doutorado em Ciências Contábeis e Administração, que alcançou a nota 5 na avaliação da Capes/MEC - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Além disso, o programa de Mestrado Profissional em Ciências Contábeis da FUCAPE é o único com nota máxima no País.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading