EDP Bandeirante é Destaque pela quarta vez no PNQ

A organização do setor de energia elétrica é Destaque no Critério Processos

 
 
A EDP Bandeirante é um dos Destaques no Critério Processos do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) edição 2016. Este é o quarto reconhecimento da organização, desde a implementação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2007.
 
A organização do setor de distribuição elétrica, que atua em 28 municípios do Estado de São Paulo, abrangendo as regiões do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, atende cerca de 4,5 milhões de habitantes e teve um faturamento de R$ 3,4 bilhões em 2015. 
 
A EDP Bandeirante vem alcançando excelentes resultados entre as empresas de energia elétrica. Assumiu o 6º lugar no ranking gestão operacional da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), graças aos investimentos consistentes, ao foco em inovação e à qualidade dos seus serviços, que supera o estabelecido nos padrões regulatórios, que já são bastante exigentes. Em nível de serviço no call center, a EDP Bandeirante foi a 3ª colocada dessa categoria no ranking Abradee. 
 
As perdas não técnicas em baixa tensão apresentaram reduções expressivas, de 1,55 pontos porcentuais frente ao ano anterior. Todos esses resultados foram possíveis devido ao foco que a empresa dá na busca pela excelência da gestão.
 
Conheça as ações da organização que a levaram a ser Destaque no Critério Processos 
 
O foco na gestão de processos veio a partir do entendimento da importância do papel dos colaboradores. Para que os processos do negócio sejam executados de maneira ágil e eficiente, a organização entendeu que é imprescindível que os colaboradores se sintam responsáveis pelo todo, ou seja, devem ter consciência de que aquilo que cada um faz - ou deixa de fazer - tem reflexo na empresa como um todo, de maneira imediata ou a longo prazo. 
 
Assumir a responsabilidade pelo todo também significa estar atento a todas as possibilidades de contribuir com suas observações, percepções, ideias e tomar iniciativas focando a inovação constante. Portanto, hoje, a organização investe em diversos programas que promovem a inovação por meio da coleta de ideias de melhoria, formações e execução de projetos de melhorias nos processos como, por exemplo o ClickIdea, P&D, Lean e iMentors.
 
Outras ações que tornam a EDP uma referência em processos são os programas de eficiência energética, o incentivo a benchmarking, a participação em congressos, a partilha de experiências com outras empresas de Distribuição e o forte controle das operações e dos serviços com uso de tecnologias e sistemas integrados.
 
Um outro processo importante para a EDP é o desenvolvimento de fornecedores. Para tanto, existe o programa IDF (Índice de Desenvolvimento de Fornecedores), no qual os fornecedores são monitorados e os que apresentam alto desempenho no índice são beneficiados com prazos de entrega e otimização de recursos ou, no caso de fornecedores de serviço, com expansões do escopo de contratos. 
 
Além desses benefícios, os fornecedores participam do Programa de Certificação em Qualidade Assegurada e também têm acesso à ferramenta SNC (Supply Network Collaboration), que proporciona uma maior visibilidade do estoque e das demandas atuais e futuras, possibilitando um melhor planejamento.
 
Para otimizar a cadeia de suprimentos, foi implementado o S&OP (Sales and Operations Planning), com objetivo de sincronizar o planejamento da demanda com a execução do plano de obras de construção e manutenção.
 
O controle de orçamento para sustentabilidade financeira é uma outra prática importante e é realizado por meio do programa Orçamento Base Zero, que promove ajustes finos dos orçamentos das áreas com foco na redução de custos. Neste programa, as áreas são estimuladas a repensar os processos e a quantificar as necessidades com base no volume (e não no valor final). Essas projeções se refletem no Plano de Negócio (PN) da Distribuição, para atender aos níveis de desempenho financeiro desejados, a partir das aspirações e objetivos da empresa no período do Plano. Essa prática garante o alinhamento do orçamento da unidade de negócio com as metas estratégicas do Grupo EDP.
 
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