Destaque do MPE Brasil, empresa acerta ao investir em inovação e formação de lideranças

Toth Tecnologia, de Porto Alegre (RS), possui setor exclusivo para fomentar novas ideias

Quando se atua em um mercado onde seus principais concorrentes são multinacionais, é preciso pensar além do trivial para conseguir se destacar. Foi com esse pensamento que os sócios da startup Toth Tecnologia resolveram, em 2008, criar uma pequena empresa para desenvolver projetos, componentes e soluções de hardware e software voltados à área médica. Hoje, a organização produz monitores cardíacos, desfibriladores e centrais de monitoramento, entre outros itens.
 
Para estruturar suas ações, a Toth instalou-se no Tecnopuc. Trata-se do parque científico e tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre (RS). A startup realiza apenas os serviços de prototipagem, transferência de tecnologia e suporte técnico, deixando o desenvolvimento a cargo dos clientes, que pagam comissões sobre as vendas do produto final.
 
Gestão e liderança
Para alcançar as melhores práticas de gestão, a Toth investe na formação de seus líderes. Ao realizar a capacitação dos colaboradores, a empresa consegue destacar esses profissionais-chave, que têm a responsabilidade de zelar pela qualidade do atendimento prestado aos clientes, além de manter a equipe engajada e alinhada aos valores da companhia.
 
O reconhecimento não demorou a chegar. Vencedora do Prêmio MPE Brasil 2015 na categoria Serviços em Tecnologia da Informação, a Toth Tecnologia também foi Destaque de Inovação na mesma edição.
 
Inovar para crescer
Esse prêmio não foi por acaso. A empresa possui um núcleo exclusivo de trabalho e gerenciamento de práticas inovadoras, o Inovar. Seu objetivo é fomentar ideias que possam agregar maior rentabilidade ao negócio, além de buscar novas tecnologias, pesquisas científicas e parceiros de desenvolvimento. Entre suas atribuições, também estão a de manter a gestão de inovação vinculada ao planejamento estratégico e a de conduzir o relacionamento junto a universidades e órgãos de inovação, como institutos de tecnologia.
 
O Inovar é utilizado, ainda, para detectar e capturar todas as oportunidades de inovações no mercado externo e, também, em editais internos abertos à participação dos colaboradores. Dessa forma, a cultura de inovação da empresa é perpetuada. Todo o faturamento da Toth provém dos royalties relativos aos produtos criados internamente e lançados posteriormente no mercado. Assim, seu portfólio não para de aumentar.
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading