História

Uma história alinhada à transformação permanente do cenário mundial, da economia e do papel das organizações na sociedade.

Com a abertura da economia brasileira, no início da década de 90, alguns empresários detectam a necessidade de adotar padrões internacionais para orientar, avaliar e reconhecer a gestão, em busca de mais qualidade e competitividade.

Em 11 de outubro de 1991, um grupo formado por representantes de 39 organizações privadas e públicas instituíram, em São Paulo, a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ).

A entidade sem fins lucrativos foi criada para administrar o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) e as atividades decorrentes do processo de premiação, em todo o território nacional.

Tem início, assim, uma trajetória em busca das melhores práticas da gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil.

Em 2005, a Fundação promove uma ampla reestruturação. Elege uma nova Governança na Assembléia Geral de Membros, reformula a sua logomarca e retira o nome prêmio da sigla, passando a se chamar Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

Também redefine sua missão visão e objetivos e incorpora aos Critérios de Excelência novas práticas de gestão com tendências de organizações Classe Mundial, entre elas a sustentabilidade, a responsabilidade corporativa e a valorização das pessoas, da qualidade de vida e da diversidade.           

As parcerias se ampliam. A FNQ firma convênio com a Fundación Iberoamericana para la Gestión de la Calidad (Fundibeq). Junto com o Sebrae Nacional, passa a disseminar o MEG entre as MPEs. Também consolida a Rede Nacional da Gestão Rumo à Excelência e lança a publicação Critério Rumo à Excelência (modelo e instrumento de avaliação utilizado nas premiações regionais e setoriais). Estabelece, ainda, parceria na Rede Cooperação Brasil +.

Em 2007, remodela os Fundamentos da Excelência da Gestão, em consonância aos princípios e valores que passaram a nortear as suas atividades.

Em 2011, a FNQ redefine sua Missão, Aspiração, Crenças e Compromissos.          

Loading