Jairo Martins faz palestra sobre inovação e competitividade em Alagoas

05/07/2019

Participação aconteceu em evento do Movimento Alagoano Competitivo

Sob o tema Inovação como fator de competitividade para os negócios, o presidente executivo da FNQ, Jairo Martins, fez a palestra de abertura do III Fórum Alagoano pela Competitividade, em 4 de julho.

O evento, promovido pelo Movimento Alagoas Competitiva (MAC) - com o patrocínio do Sebrae em Alagoas e do Governo do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e com o apoio da Fiea e da FNQ, tem por objetivo promover trocas de conhecimento e experiências sobre competitividade entre os gestores e o empresariado alagoanos, além de mostrar como atingi-la e, assim, contribuir com o desenvolvimento do Estado.

Jairo Martins, em sua apresentação, fez uma análise dos cenários, em constante mutação, parte decorrente da evolução tecnológica, que impõe novas formas de viver, trabalhar e conviver. Trouxe, de forma pioneira, o conceito de “Inteligência Competitiva”, que passa a ser a grande ferramenta das organizações para a coleta de dados e informações sobre o mercado e sobre a experiência do cliente, servindo de insumos para identificar as necessidades, principais impulsionadoras do processo de inovação e, consequentemente da competitividade das organizações e do Brasil.  

O presidente da FNQ discorreu, também, sobre os principais aspectos da 21ª edição do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) e de como essa metodologia contribui para o gerenciamento, a sustentabilidade e a geração de valor nas organizações.

Por fim, Jairo apresentou as bases do PBGC - Programa Brasileiro de Gestão para a Competitividade, iniciativa de abrangência nacional que visa mobilizar o governo, as organizações públicas e privadas, bem como a sociedade, para aumentar a produtividade, gerar empregos e melhorar a competitividade do Brasil. 

Inclusão - o evento contou com tradutores, em tempo integral, para que os participantes surdos pudessem acompanhar os debates de um tema tão importante para o nosso País. Jairo Martins, na ocasião, fez menção de avaliar a possibilidade de proporcionar o curso presencial do MEG em Libras, com lançamento nacional. “É muito importante que todos tenham a consciência do valor que a inclusão agrega para a sociedade, principalmente nesse momento em que o Brasil precisa de talentos transformadores e resilientes e nós, da FNQ, queremos ser um dos mobilizadores desse processo”, comentou Jairo.

O Fórum apresentou, ainda, o painel “Empreendedorismo Inovador: de Alagoas para o mundo”, com casos de sucessos que demonstram como empresas alagoanas podem ser competitivas no Brasil e no mundo.

 

III Fórum Alagoano pela Competitividade, em 4 de julho, com a participação de Jairo Martins

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading