Profissão Voluntário

Um exército de profissionais é responsável todos os anos pela seleção das empresas reconhecidas no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) em um processo que possibilita aos envolvidos aperfeiçoamento profissional e pessoal, alem de contato com empresas e profissionais renomados. Conversamos com Gustavo Utescher, coordenador da premiação na FNQ para entender qual a função e quais são os requisitos necessários para exercer essa importante e árdua tarefa. Leia entrevista a seguir:

Qual a importância do voluntário para o PNQ?
Divididos entre examinadores, examinadores seniores, orientadores e juízes, os voluntários são responsáveis por todo o processo de avaliação, seleção, visitação, revisão das empresas candidatas ao Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), maior reconhecimento da excelência na gestão das empresas sediadas no Brasil. Para exemplificar a grandiosidade da função, na 21ª edição do PNQ, mais de 450 examinadores atuaram de forma voluntária no processo de avaliação, que totalizou mais de 50.000 horas trabalhadas, durante quatro meses. 

Qual a função do voluntário dentro do prêmio? Que atividades ele desenvolve?
Os voluntários têm em mãos uma série de etapas e funções: a primeira delas é avaliar o relatório de gestão, enviado pelas empresas candidatas e respondidos seguindo os critérios de excelência do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), disseminados pela FNQ. Cada grupo de examinadores voluntários é responsável por avaliar uma empresa candidata ao prêmio e entregar um relatório com os resultados da sua análise, além disso, ele é responsável por pontuar as empresas por meio de uma nota que varia de 0 a mil pontos. O profissional é responsável ainda por verificar in loco as atividades mencionadas pela empresa, que são escolhidas pelos juízes – também voluntários – a partir da média da pontuação estabelecida pelos examinadores na primeira etapa do processo.

Qual a formação ou habilidade necessária para inscrever-se como um voluntário do PNQ?
Não existe uma formação obrigatória para atuar como voluntário. O time é escolhido pela própria Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) de acordo com uma série de critérios que abrangem desde seu desempenho no curso preparatório para a banca examinadora, passando por experiência profissional até nível de conhecimento do profissional.  O intuito é obter um time de pessoas que tenham conhecimento do ambiente empresarial, além de entender os critérios que compõem o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), que é utilizado para avaliar a maturidade da gestão das empresas participantes.

É preciso passar por algum tipo de formação ou curso para exercer a função? Como funciona esse curso?
Além da experiência profissional e envolvimento na área de gestão e qualidade, é importante que o voluntário tenha profundo conhecimento dos critérios presentes do MEG. Para participar da seleção, realizada pela FNQ, é necessário que o candidato participe ainda do Curso Preparatório da Banca Examinadora do PNQ .

Quais são os ganhos pessoais e profissionais ao tornar-se voluntário?
O profissional participa de todo o processo de seleção do principal prêmio de gestão das empresas brasileiras e tem a possibilidade de criar e ampliar a rede de contatos com outros profissionais e empresas reconhecidas nacionalmente. Outro ganho para o voluntário é o aprendizado e a atualização profissional que é possibilitada ao participar deste importante desafio. A experiência possibilita o contato com empresas que possuem práticas diferenciadas e inovadoras que agregam no currículo profissional dos avaliadores.

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