Priorizar as micro e pequenas empresas pode ser um grande negócio

Em entrevista, Luiz Eduardo Teixeira Malta fala sobre a influência das MPE na economia

Para incentivar as atividades dos pequenos negócios e fortalecer economicamente o segmento, em 5 de outubro, celebra-se o Dia da Micro e Pequena Empresa. De acordo com o coordenador de projetos da FNQ, Luiz Eduardo Teixeira Malta, a forte presença das MPE na sociedade brasileira é uma realidade e, hoje, elas representam um mercado que promove o desenvolvimento das comunidades locais, além de movimentar a economia nacional.
 
Confira, abaixo, entrevista com Luiz Malta sobre como o desempenho dos pequenos negócios são importantes para o equilíbrio social e econômico do País.
 
Qual a importância de incentivar e fortalecer os pequenos negócios do nosso dia a dia?
 
Os pequenos negócios são responsáveis por 52% dos trabalhos formais no País. Isso faz muita diferença para milhões de trabalhadores, que tiveram o primeiro emprego em um negócio menor e para outros milhões que sustentam suas famílias a partir de atividades em uma pequena empresa. Mais além, esse modelo movimenta o comércio local e promove o desenvolvimento social. 
 
Ao optar pelo pequeno negócio na hora da compra, o segmento é fortalecido e a economia é impulsionada. Portanto, a decisão de compra torna-se um ato que pode transformar o País: ganha o pequeno negócio, ganha o consumidor, ganha o cidadão, ganha o Brasil. 
 
De que maneira o consumidor é responsável pelo fortalecimento desse segmento da economia e pelo desenvolvimento das comunidades?
 
Os pequenos negócios exercem um papel muito importante para o equilíbrio social e econômico do País. O consumidor também precisa entender que, ao comprar de uma pequena empresa, ele leva desenvolvimento para as comunidades, oportunidades de mais empregos e possibilidades de melhor distribuição de renda. Desta forma, as MPE são estimuladas a inovar, a melhorar o seu desempenho, a diversificar a oferta de produtos e serviços e a atender melhor o cliente.
 
Do mesmo modo, valorizar o pequeno negócio da vizinhança na hora da compra é uma decisão que resulta em menos deslocamentos pela cidade, menos estresse no trânsito, menos poluição ambiental. Isso também é qualidade de vida!
 
Sabemos que as micro e pequenas empresas representam a primeira oportunidade de inserção no mercado de trabalho para muitas pessoas. Qual a importância disso para o setor?
 
As MPE somam mais de 10 milhões, entre microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Além de 4,2 milhões de produtores rurais. Juntos, são eles que mais geram empregos no Brasil, representando 52% dos trabalhos formais, conforme disse anteriormente. Dados oficiais do Anuário do Trabalho Sebrae/Dieese, de 2012. De 2005 até 2015, houve um acréscimo de 10,4 milhões de colocações no mercado com carteira assinada. E 70% das novas vagas são geradas pelas MPE.
 
Qual a força das micro e pequenas empresas na economia nacional? 
 
Dados do Sebrae apontam que as receitas das MPE vêm crescendo a taxas superiores às da economia nacional, ou seja, elas vêm aumentando progressivamente sua relevância econômica. Com uma participação relevante no PIB, com 27% do valor adicionado bruto, e na arrecadação de impostos, com 12% do total arrecadado pela Receita Federal, as MPE têm ajudado a impulsionar a economia do Brasil.  
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading