Investimentos em gestão traz melhorias para a área da saúde

Entidades adotam o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) para aprimorar as suas atividades

Celebrado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde tem por objetivo conscientizar e alertar as pessoas sobre os principais problemas que podem atingir a população. Sabendo da relevância social do tema, a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) entrevistou os representantes de dois centros de referência do setor para discutir a importância da gestão da saúde no cenário nacional.
 
Tentar entender um dos principais problemas enfrentados pelos brasileiros é um desafio que ultrapassa os limites da saúde e envolve questões de políticas públicas e de gestão. De acordo com o Dr. Júlio Flávio Dornelles de Matos, diretor geral e de Relações Institucionais da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, existem dois problemas no setor de saúde a serem enfrentados de forma definitiva:
 
falta de uma política de Estado para o setor - “Hoje existem apenas políticas de governo, rotineiramente descontinuadas, principal razão das precariedades e insuficiências da atual saúde pública brasileira”, afirma o diretor.
 
falta de uma adequada gestão pública na aplicação do limitado recurso disponível para o setor da saúde - “Não raras as vezes, os interesses políticos partidários se sobrepõem às necessidades da população”, ele relembra.
 
Apesar disso, as instituições mostram-se comprometidas com a melhoria contínua da saúde e passaram a adotar modelos de gestão para organizar e aprimorar a prestação de serviço à população. 
 
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Diadema, por exemplo, foi em busca de ferramentas de gestão para aprimorar os seus processos e identificar os pontos fracos e aprimorar os fortes, com o objetivo de construir um planejamento estratégico a longo prazo. “Sabemos que cada vez mais o poder público vem exigindo que as entidades se profissionalizem e implantem os seus modelos de gestão”, comenta a gestora administrativa da instituição, Juliana Nogueira.
 
Nesse cenário, o Modelo de Excelência de Gestão® (MEG) surge para auxiliar os gestores da saúde em suas atividades diárias. “Acreditamos que, com o auxílio da FNQ, será possível ter uma visão melhor de como aprimorar os nossos processos de forma que o resultado seja a reorganização do todo, propiciando tomada de decisões mais assertivas, em um curto espaço de tempo, com planejamento eficaz, aumento da produtividade e eficiência na utilização de recursos”, afirma Juliana.
 
E a atuação conjunta com a FNQ já tem gerado resultados, os quais inspiram as instituições que buscam a excelência em suas atividades. Destaque no Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre tem investido na construção, na manutenção e no desenvolvimento de sua gestão. “Em 2002, após rigoroso processo de avaliação, conquistamos o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), sendo até hoje a única   organização do terceiro setor a alcançar este reconhecimento”, comenta o Dr. Júlio Flávio. Fnq.org.br
 
O compromisso com a gestão tem engajado profissionais da saúde, gestores e sociedade. “Nós temos como missão prestar um serviço de excelência e humanizado, pois sabemos das terríveis dificuldades que a população passa para conseguir ao menos uma consulta médica, quem dirá um tratamento adequado”, ressalta a gestora administrativa da Santa Casa de Diadema. 
 
Da mesma forma, a Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre destaca-se pela permanente difusão do seu modelo de gestão promovendo benchmarking sistemático. “Acreditamos que liderança e método são vitais para o sucesso de qualquer empreendimento”, finaliza o Dr. Júlio Flávio.  
 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading