Gestão da FORD: Compartilhando Informações

Em entrevista à Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), o diretor de Lançamento de Novos Modelos da Ford, Rubens Vaz, explica como uma das maiores empresas automotivas do mundo se diferencia na gestão e no compartilhamento de informações. O diretor também fala sobre o que as organizações precisam desenvolver para que todos os dados sejam mantidos internamente. Para Rubens Vaz, é importante promover a oportunidade de diálogos informais para a discussão de planejamentos e lições aprendidas com os problemas. Confira a entrevista exclusiva e entenda algumas questões sobre gestão e compartilhamento de informações:

FNQ - Como o conhecimento adquirido na sua área é compartilhado entre os dirigentes e colaboradores?

O conhecimento adquirido é compartilhado no nível explícito, por meio da solução de problemas, com as atualizações dos FMEA’s e na análise de lições aprendidas (“pos-mortem”) de implementação de programas. No nível tácito, por meio da experiência das pessoas.

FNQ - De que forma a Ford assegura que todos os colaboradores tenham as técnicas necessárias para atuar no seu setor?

Com procedimentos, processos, sistemas (Quality Operating System), design standards (nos níveis de peças, sistemas do veículo), treinamentos e coaching.

FNQ - Na sua opinião, o compartilhamento de informações influencia na qualidade do trabalho da área?

Sim. A análise de um problema deve incluir a busca de lições aprendidas em situações similares e práticas comuns.

FNQ - Como a Ford se diferencia na gestão e no compartilhamento de informações?

Aqui na companhia, o processo de lições aprendidas é levado muito a sério. Após cada problema resolvido, fazemos a atualização do FMEA e verificamos se temos que ajustar os designs standards. Para as lições aprendidas durante a implementação de um programa, a revisão do material é feita no nível de VP’s. O compartilhamento é feito discutindo-se sobre o que foi aprendido e o que deve ser melhorado ou aprimorado.

FNQ - Se pensarmos no compartilhamento de conhecimento, o que as organizações precisam desenvolver internamente para que as informações sejam mantidas?

Acredito que é importante promover a oportunidade de “diálogos informais” para as discussões de planejamento da solução, o estabelecimento dos limites de contorno, das soluções encontradas e lições aprendidas dos problemas. Para manter esse conhecimento, temos que reter as pessoas com experiência, conhecimento e entendimento do processo.

FNQ - Comente um exemplo de melhoria das práticas de gestão levando em conta uma avaliação realizada.

Acredito que as práticas de gestão são conhecimentos tácitos. O conhecimento tácito não pode ser medido, apenas o conhecimento explícito. Do conhecimento explícito podemos medir a melhoria resultante das lições aprendidas nos indicadores externos de qualidade – quality survey com os clientes, pois quem define o que é qualidade, é o cliente.

 

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