Cidadania e protagonismo femininos

Por Roni Enara Rodrigues, diretora executiva do Sistema Observatório Social do Brasil

Ao longo da história da humanidade, entre a luta de classes e de gênero, muitas mulheres foram protagonistas de mudanças sociais, econômicas, políticas e religiosas. Mas não é desse enfoque que eu quero falar neste 8 de março. Quero falar do quanto o Brasil precisa de nós, cidadãs!

Desde a adolescência, participando do movimento de líderes cristãos e depois do movimento acadêmico e pastoral universitária, tive a oportunidade de vivenciar e compreender que cada um de nós, pela participação ou pela omissão, exerce um papel importante na construção das políticas públicas que devem reverter à população serviços de qualidade, financiados com a arrecadação de impostos que todo cidadão paga.

A compreensão de que política é assunto e lugar de mulher faz com que nos sintamos empoderadas diante da realidade brasileira. Mulheres são a maioria da população e responsáveis pela manutenção de quase 30 milhões(*) dos lares brasileiros. Um bom número de nós tem feito a diferença nas empresas, no governo e nas organizações do Terceiro Setor. Para lembrar de alguns nomes: Paula Bellizia, na vice-presidência da Microsoft na América Latina, a Procuradora Federal Paula Conti Thá, na coordenação da Força Tarefa da Lava Jato no Paraná e Dra. Zilda Arns Neumann, grande líder mundial na Pastoral da Criança.

E há tantas outras mulheres que, anonimamente, protagonizam mudanças e constroem uma nova realidade nas suas famílias, nas comunidades onde moram, nos empreendimentos em que trabalham. Podemos ampliar esse protagonismo no exercício da cidadania. É a minha proposta!

Todos os dias somos bombardeadas com notícias de corrupção e de ineficiência do setor público, situação que faz sofrer cidadãos nas filas do SUS, que mata pessoas nas estradas em péssimo estado, que deixa nossas crianças sem escolas e pais/mães sem emprego. E essa conjuntura, que nos faz uma população pobre e descrente, não se resolve com a indignação de sofá ou das redes sociais... somente a atitude consciente e determinada vai mudar o País!

Para que nossa contribuição seja efetiva na construção da justiça social, precisamos e podemos ocupar mais espaços de decisão, na associação de pais e mestres na escola dos filhos, na gestão do condomínio onde moramos, nos conselhos municipais da saúde ou da educação por exemplo; ou participando diretamente da política partidária, ocupando cargos públicos; ou ainda atuando em organizações de controle social como o Observatório Social do Brasil (OSB).

No OSB, somos quase de 3.500 homens e mulheres de bem, que amam o Brasil de verdade! Entre 2013 e 2017, ajudamos os municípios a economizar mais de R$ 3 bilhões só acompanhando as compras e outros gastos das prefeituras e câmaras. Carro de luxo que custava R$ 307 mil deixou de ser comprado por prefeito no interior do Paraná; crianças que passaram a fiscalizar a entrega da merenda em escolas de cidades catarinenses; obras de creches que estavam paralisadas foram concluídas; vereadores que gastavam mais diárias de viagens que os dias do mês reduziram seus gastos pela metade... inúmeros são os resultados do “olhar do cidadão” sobre a coisa pública, Brasil afora. Há cidadãos atuando em mais de 140 cidades em 16 Estados.

E não é só no OSB que existe espaço para a cidadania ativa. Há tantas outras organizações e formas legítimas de participar, cobrando transparência dos atos públicos, controle dos gastos e qualidade dos serviços. É nosso dever como cidadãs.

Ah! Falei para as mulheres, mas vale para os homens também! O exercício da cidadania não tem sexo, idade, classe social ou religião: tem protagonismo!

Não podemos nos deixar levar pela ideologia do antagonismo: mulheres contra os homens, negros contra os brancos, esquerda contra direita... só a união entre os cidadãos - e de maneira organizada - poderá garantir a justiça social e um País sem corrupção!

Aliás, este é um sonho que gostaria de compartilhar: colocarmos no mapa do Brasil o carimbo de “Área Livre de Corrupção”. Para isso, convido a participar do Pacto Pelo Brasil, onde cada cidadã, empresária, professora, estudante, artista, dona de casa se propõe a ser exemplo de área livre de corrupção e inspira mais pessoas. Escolas podem desenvolver programas de educação para a cidadania. Empresas podem e devem promover planos de integridade e prevenção à corrupção. Órgãos públicos têm o dever constitucional de garantir transparência, controles e eficiência na sua gestão.

Mulher e homem, a partir deste 8 de março, sonhem comigo: Brasil Área Livre de Corrupção! Tomemos juntos uma atitude: Pacto Pelo Brasil! Sejamos protagonistas na construção do País que queremos deixar como legado às futuras gerações.
 

*Revista Época Negócios, de 06/03/2018

 

RONI ENARA RODRIGUES - formada em Serviço Social, com especialização em Socioterapia, Practitioner em PNL e Coaching Sistêmico. É consultora organizacional, especializada em Gestão de Pessoas, Gestão da Qualidade e Produtividade e Gestão do Terceiro Setor. Atua como Diretora Executiva do Sistema Observatório Social do Brasil desde 2008, tendo sido uma de suas fundadoras.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading