Unidade de Negócio Leste da Sabesp: uma trajetória de excelência e qualidade

São 20 anos desde a adoção do MEG

Uma história de excelência. Assim pode ser traduzida a trajetória da Unidade de Negócio Leste - ML ao longo dos seus 20 anos na busca pela melhoria contínua, desde quando adotou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) em 1998, participando pela primeira vez do PNQS - Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento.

De lá para cá, a ML consolidou o profissionalismo de sua gestão, impulsionou seus resultados e ampliou sua galeria de reconhecimentos, sendo vencedora do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) em 2013 e, mais recentemente, destaque no setor com a conquista do PNQS Nível IV - Diamante, em 2016, e o Troféu Rubi, no PNQS 2017.

A mais nova conquista fica por conta do reconhecimento na primeira edição do Melhores em Gestão®, da FNQ, em seu ciclo de avaliação, o que evidencia, ainda mais, que o comprometimento com a excelência na gestão traz bons resultados.

A ML iniciou suas atividades em 1996 e é uma das 16 Unidades de Negócio controladas pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), estando vinculada à Diretoria Metropolitana e gerida como unidade autônoma, responsável pela administração de seus recursos de investimentos e despesas. Sua sede está localizada no município de São Paulo.

Atuando no setor de saneamento, a ML presta serviços de distribuição de água e coleta de esgotos em parte da zona leste da Capital e mais sete municípios da região metropolitana de São Paulo: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Suzano e de mais oito bairros do município de Mogi das Cruzes.

A população atendida nessa região é de aproximadamente 3,7 milhões de pessoas, o equivalente às populações somadas de Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. Para cumprir esse importante papel, a ML conta com 796 empregados em seu quadro.

Os principais produtos e serviços oferecidos aos clientes são água potável distribuída e coleta e afastamento do esgoto, além dos serviços comerciais e operacionais ligados diretamente a esses dois processos, sendo que o modelo de excelência da gestão é crucial para o atingimento e a manutenção dos índices de atendimento, que são comparáveis aos do Primeiro Mundo:

1.294.971 domicílios atendidos com água e 1.132.346 com esgoto

 Índice de atendimento urbano de abastecimento de água: 100%

Índice de atendimento urbano de esgotos coletados: 87,5%

Índice de esgotos tratados: 73,6%

Sobre a Sabesp

A Sabesp é uma sociedade anônima de economia mista fundada em 1973 e atualmente é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 368 municípios do Estado de São Paulo.

É considerada uma das maiores empresas de saneamento do mundo em população atendida. São 27,7 milhões de pessoas abastecidas com água e 21,4 milhões de pessoas com coleta de esgotos.

A Sabesp é responsável por cerca de 27% do investimento em saneamento básico feito no Brasil. Para o período 2017-2021, planeja investir aproximadamente R$ 13,9 bilhões, com foco na ampliação da disponibilidade e segurança hídrica, sem prejuízo dos avanços conquistados nos índices de coleta e tratamento de esgotos.

No segmento de água de reúso obtida a partir do tratamento de esgotos, a Sabesp produz, fornece e comercializa diretamente o produto por meio de suas próprias estações e, como sócia na Aquapolo Ambiental, que abastece o Polo Petroquímico de Capuava.

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading