Unidade de Distribuição da EDP está na primeira lista do Melhores em Gestão®

Um ano de muitos reconhecimentos e celebrações

Depois de obter quatro reconhecimentos no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), logo no primeiro ciclo do Melhores em Gestão®, a EDP - Energias do Brasil S.A. - Unidade de Distribuição está entre as onze organizações que fazem parte da lista das melhores empresas em gestão do País. Esta é a quinta premiação recebida da FNQ desde a implementação do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2007.

A EDP, uma das cinco maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor, com mais de 20 anos de presença no Brasil e atuação nas áreas de Geração, Transmissão, Distribuição, Comercialização e Soluções em Energia, está presente em doze Estados: Amapá, Pará, Maranhão, Ceará, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Criada em 1998, na cisão da antiga Eletropaulo pelo programa de desestatização do governo do Estado, a Distribuidora da EDP em São Paulo é hoje uma das maiores empresas privadas de energia do Estado. Já a Empresa capixaba foi criada em 1968 como Espírito Santo Centrais Elétricas S. A. (Escelsa), sob o controle da Eletrobrás, e privatizada em 1995. Hoje, é uma das maiores companhias privadas do Estado do Espírito Santo.

Investimentos em Melhorias

Para fornecer energia com mais qualidade e segurança, a EDP investe constantemente na expansão e modernização de seu sistema. Em 2017, foram cerca de R$ 570 milhões aplicados em melhorias nas redes, volume 18,3% superior ao de 2016. A maior parte dos recursos foi destinada ao plano de obras de linhas e subestações, além do programa de combate às perdas.

Os valores também foram direcionados para os programas de combate às perdas, que, ao longo do ano, somaram R$ 84,2 milhões. Do total de recursos, R$ 60 milhões foram destinados a investimentos operacionais (substituição de medidores, instalação de rede especial e telemedição) e R$ 24,2 milhões em despesas gerenciáveis (inspeções e retirada de ligações irregulares). As distribuidoras realizaram 181 mil inspeções, substituição de 108,1 mil medidores obsoletos e a regularização de 88,1 mil ligações clandestinas/irregulares.

A Companhia investiu também em ações de recuperação de inadimplentes, apresentando uma redução de R$ 17,9 milhões em sua Provisão para Devedores Duvidosos (PDD) na comparação anual. As iniciativas de renegociação de consumidores, visando à recuperação de clientes e evitando possíveis perdas, e as iniciativas de aperfeiçoamento de cobranças foram cruciais para o resultado.

Reconhecimentos e desafios

Durante o ano de 2017, a EDP obteve importantes reconhecimentos e suas distribuidoras se consolidaram como duas das melhores do Brasil. Os consumidores residenciais elegeram as Concessionárias entre as quatro mais bem avaliadas do Sudeste no Prêmio IASC 2017 - Índice Aneel de Satisfação do Cliente.

As empresas também foram eleitas como melhores distribuidoras de energia elétrica do Sudeste e a EDP em São Paulo foi destacada como terceira melhor do País pelos seus grandes consumidores (industriais), por meio do Índice de Satisfação com a Qualidade Percebida (ISQP), da Associação Brasileira das Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee).

A EDP recebeu, ainda, dois grandes reconhecimentos pelas práticas de relacionamento, o Prêmio Ouvidorias do Brasil, concedido pela Abrarec (Associação Brasileira das Relações Empresa Cliente) em parceria com a ABO (Associação Brasileira de Ouvidores), e o XVII Prêmio ABT, com realização da Garrido Marketing e do IBMR - Instituto Brasileiro de Marketing de Relacionamento.

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