Turbo Brasil mostra força e determinação da média empresa e é reconhecida no Melhores em Gestão®

Visão sistêmica e foco nas pessoas são caminhos percorridos pela organização

A Turbo Brasil adotou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2012, e logo na sua primeira candidatura ao então Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), em 2016, destacou-se no Critério Processos, proporcionando grande motivação para a continuidade no caminho da busca da gestão para excelência.

Agora, no primeiro ciclo do Melhores em Gestão®, figura na lista das reconhecidas, provando que, por meio de um modelo inovador, focado em resultados e com pensamento sistêmico da liderança, todo o esforço vale a pena.

Empresa de médio porte, a Turbo Brasil dedica seus esforços para uma boa gestão desde a sua fundação, em 1999. Com sede em Contagem (MG) e uma filial em Parauapebas (PA), a Turbo Brasil atua no setor de manutenção de máquinas, equipamentos e motores diesel, de médio e grande porte. De janeiro a dezembro de 2017, em ano de recessão econômica e comparado ao mesmo período de 2016, a empresa contabilizou um aumento de receitas e lucratividade.

Para a Turbo Brasil, buscar excelência em produtos e serviços é estratégia para a lucratividade diferenciada e a satisfação plena dos clientes. “Queremos ser uma fonte de exemplo e inspiração a todos os pequenos e médios empresários do Brasil. Apesar do ambiente econômico e das condições adversas, é possível fazer melhor e bem-feito, no dia a dia, atingindo a excelência”, afirma o presidente da Turbo Brasil, Glauco Diniz Duarte.

Benefícios da adoção do MEG

Para Glauco, os principais benefícios decorrentes da adoção do MEG na gestão da organização referem-se ao desenvolvimento da capacidade de identificação e à análise das integrações e interações necessárias aos setores afins, que convergem na produção de resultados substanciais para as partes interessadas. “Os avanços são palpáveis e consistentes, apresentando uma evolução de resultados se comparados não só ao mercado de atuação, mas, também, à uma expressiva parcela de segmentos de negócios”, afirma.

Além da estrutura para atender a grandes frotas de veículos e o corpo técnico de profissionais altamente qualificados, Duarte aponta o investimento constante na capacitação das equipes como uma das premissas responsáveis pelo desenvolvimento de novas tecnologias na Turbo Brasil, garantindo uma qualidade reconhecida por clientes em toda a América Latina. “Nosso grande diferencial é que a direção se envolve, para que toda a cultura organizacional não seja apenas um quadro na parede e ganhe vida no dia a dia da organização”, observa o executivo. Ele lembra das estatísticas relativas às pequenas e médias empresas, que mostram uma alta taxa de mortalidade nos cinco primeiros anos de existência, principalmente por deficiências de gestão. “Daí a importância do MEG. As lições que aprendemos na jornada da excelência mostram que ela não pode ser considerada um final em si, mas, sim, os passos de uma caminhada evolutiva e constante”, completa.

Dados da empresa

100 colaboradores

98,79% de satisfação dos clientes

Ce   Cerca de 84 fornecedores, 23 milhões de faturamento (2017)

Projetos inovadores e inteligentes: segredo do sucesso

Glauco Diniz Duarte aponta projetos na Turbo Brasil como inovadores e que contribuíram fortemente para a inclusão na lista do Melhores em Gestão®. A Circularização dos Resultados, diz ele, é uma ferramenta criada pela gestão da empresa há mais de 15 anos, que mede e descortina a dificuldade de todos os empresários: “saber, com exatidão e clareza, onde está o dinheiro da organização”. A ferramenta permite que a Turbo Brasil identifique a agregação mensal de valor, considerando o início e o final de fluxo, o que consolida e certifica os efetivos valores agregados ao caixa da empresa. Outra ferramenta, denominada Triângulo, dá estabilidade às variáveis que compõem a decisão de compra: fluxo de caixa, manutenção de meta dos níveis de estoque e compras com variáveis cambiais e em reais.

“De acordo com afirmações de visitantes do Brasil e do exterior, temos na área operacional um case inédito no Brasil de aplicação de técnicas e fundamentos industriais em uma linha operacional de serviços. Adaptamos os conceitos de Lean Manufacturing, Just-in-time de produção e balanceamento de linha (Teoria das Restrições), construindo uma operação gerenciada por um sistema de informações que monitora todos os processos, desde o contato do cliente até a entrega dos serviços contratados”. Outro projeto que veio somar na Turbo Brasil foi o “Turbine suas idéias”, que trouxe grande participação e interação de colaboradores dentro da organização, possibilitando desenvolvimento de projetos para melhoria e inovação de processos, explica o presidente da Turbo Brasil. O acompanhamento dos indicadores de desempenho em todos os processos, incluindo a evolução e o atingimento ou não dos valores orçados para novos negócios, produtos ou mercados é um fator que contribui, diretamente, para o direcionamento da organização.  Na companhia, os processos da cadeia de valor são definidos pelas especificações técnicas dos fabricantes dos produtos, que norteiam os procedimentos operacionais e instruções de trabalho.

Além disso, a parceria constante entre a Turbo Brasil e seus fornecedores homologados, conforme requisitos técnicos e operacionais possibilitam constantes evoluções no processo. E para aprimorar os processos já existentes, a gerência comercial realiza contatos com os clientes, para pesquisa de satisfação, imagem, atributos e levantamento de demandas e requisitos que possam contribuir e agregar valor ao negócio.

Já os colaboradores são desenvolvidos por meio de constantes treinamentos de capacitação técnica e gerencial (Programa de Desenvolvimento de Gestores, PDG) e incentivados a participar dos Programas de Gestão de Ideias e o Turbine suas idéias. Esses programas consistem em reunir equipes multidisciplinares que desenvolvem projetos geradores de inovações sustentáveis, os participantes dos projetos aprovados são premiados. Com intuito de valorizar os colaboradores, promovemos também programas de Qualidade de Vida e de Sustentabilidade desenvolvendo assim pessoas engajadas e comprometidas com o objetivo da organização.

Para a incorporação dos novos processos, as áreas, comercial, técnica e financeira realizam estudo direcionado de compatibilização com os valores e princípios organizacionais. O atendimento a requisitos aplicáveis aos processos da cadeia de valor é assegurado por meio da padronização das Normas de Procedimentos e Instruções de Trabalho da organização, considerando a análise dos 6 M’s do Diagrama de Ishikawa.

Os sistemas de informação, em seus módulos operacionais, permitem ainda uma integração de dados necessários à produção de informações, que alimentam os indicadores de desempenho, possibilitando maior assertividade e visão amplificada de integração de operações.

O sistema de gestão também prevê a realização de processos de benchmarking, a partir de critérios como atualização tecnológica, demanda de clientes, análise de viabilidade econômica financeira, todos referenciados no planejamento estratégico da Turbo Brasil para o período 2016/2020 e revisadas anualmente para adequações e acompanhamento mais eficiente.

 “Como vemos, a adoção do MEG desmonta os paradigmas de que as pequenas e médias empresas são reféns de situações econômicas sem capacidade de reação. Nosso sistema de gestão em excelência comprova que é possível pensar grande para vencer”, celebra Duarte.

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