Inspiração que virou resultado

Brasal Refrigerantes apresenta patamares de excelência como Premiada por dois anos consecutivos

 
A Brasal Refrigerantes foi reconhecida na categoria Magna cum laude no ciclo 2016 do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), por ter sido Premiada pelo segundo ano consecutivo. A organização vê a adoção do Modelo de Gestão da Excelência® (MEG) como um dos seus diferenciais competitivos. 
 
Além dos investimentos na gestão e do trabalho voltado para a qualidade da gestão, a Brasal Refrigerantes tem apostado nos processos de continuidade para se destacar no mercado, inspirando-se na categoria Magna cum laude para continuar a crescer. 
A Brasal Refrigerantes, uma das empresas do Sistema Coca Cola Brasil, possui como um de seus desafios estratégicos a ampliação de sua presença no mercado. Como base para isso, busca o amadurecimento contínuo da gestão alinhada aos Critérios de Excelência do MEG. 
 
Liderança 
 
A identificação e aderência de cada colaborador à cultura corporativa são indispensáveis para que a organização assegure a continuidade na busca da excelência do seu sistema de gestão. Por isso, um dos principais projetos de 2015 foi revisar seus valores e princípios organizacionais com o “Projeto de Reposicionamento Estratégico - Branding”, que contou com a colaboração de todos os segmentos da empresa. 
 
A Brasal Refrigerantes reconhece a importância do público interno. Para tanto, criou o programa “Gestão de Portas e Caras Abertas”, que consiste na comunicação direta e no livre acesso dos colaboradores aos seus líderes de modo que tenham suas opiniões ouvidas e levadas em consideração, criando um ambiente de transparência e cooperação.
 
Na Brasal Refrigerantes, todas as decisões estratégicas são concentradas no Comitê Estratégico e alinhadas diretamente entre a direção geral e as demais lideranças, que se responsabilizam por comunicar, de forma igualitária e com a mesma mensagem, às suas equipes, o conteúdo pertinente de cada decisão. 
 
Com uma estrutura decisória bem delimitada, a organização permite melhor comunicação, comprometimento e visão sistêmica entre todas as suas áreas, trazendo à gestão uma melhor integração processual. 
 
Dessa forma, a implementação das decisões é garantida pela organização do trabalho, que é composta pelas áreas de negócio e estruturas interfuncionais (permanentes/temporárias).
 
 
Estratégias e planos
 
Como forma de direcionar e fortalecer o desempenho organizacional e sua posição competitiva, a Brasal Refrigerantes realiza, anualmente, o seu planejamento estratégico, que define os caminhos que deve trilhar para tornar real a sua visão de futuro com alcance de três anos, por meio das análises de macroambiente, setor, mercado de atuação e tendências, análise do ambiente interno e análise do modelo do negócio.
 
A partir da validação dos Objetivos Estratégicos, a proposição de projetos e ações estratégicas é realizada por equipes interfuncionais temporárias chamadas de GTT - Grupos de Trabalho Temáticos. As ações são avaliadas e priorizadas, considerando impacto nos resultados, contribuição para os objetivos estratégicos, alinhamento à missão, visão e valores, atendimento a necessidades das partes interessadas, complexidade de execução e necessidade de investimento.
 
Os indicadores de desempenho são definidos a partir da Visão e Missão e dos Objetivos Estratégicos e do impacto específico de cada ação/projeto estratégico. Os valores das metas de longo prazo são definidos a partir de premissas estabelecidas pela direção, requisitos das partes interessadas, projeções de mercado e macroambiente e resultados de referenciais comparativos pertinentes. 
 
As metas de curto prazo são definidas pelos gestores do Comitê Estratégico e ajustadas para o ano em consonância com o processo de orçamentação. A elaboração dos planos de ação é realizada por cada gestor e sua equipe. Os principais indicadores estratégicos, metas e planos dos projetos estratégicos são organizados no Painel de Bordo Corporativo e registrados no Sistema Gerencial Interact – Performance Manager.
 
 
Clientes 
 
A Brasal Refrigerantes identifica e compreende as necessidades, as expectativas e o comportamento dos clientes, bem como as tendências de mercado, por meio das Visitas de Mercado, Pesquisa de Satisfação de Clientes, Pesquisa de Execução, Segmentação da Equipe de Vendas, Plataforma de Vendas, Tel Sell (sistema de vendas por telefone) e do canal SAR (Serviço de Atendimento ao Revendedor). 
A análise e priorização das necessidades e expectativas identificadas são realizadas nas reuniões de rotina semanais e nas reuniões de análise crítica, nas quais são formuladas ações imediatas, traduzidas em requisitos de desempenho e planos de ação visando a atender às necessidades e definir melhorias dos produtos e processos.
 
A Brasal Refrigerantes trata, ainda, as solicitações, reclamações ou sugestões, formais ou informais, dos clientes, por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente, única engarrafadora do Sistema Coca-Cola a ter um serviço especializado de atendimento ao revendedor.
 
Bimestralmente, todas as áreas envolvidas reúnem-se para avaliar as principais ocorrências registradas com objetivo de analisar as soluções e identificar a necessidade de ações corretivas, de forma a evitar a reincidência das principais ocorrências.
 
 
Sociedade
 
Comprometida com a sociedade, a Brasal Refrigerantes seleciona ações com vistas ao desenvolvimento sustentável utilizando os seguintes insumos: score socioambiental advindo do Levantamento de Aspectos e Impactos Ambientais; necessidades prioritárias de partes interessadas sobre aspectos socioambientais; resultados em indicadores socioambientais e levantamento das necessidades da comunidade. 
 
Destaque para as ações relacionadas ao racionamento/reaproveitamento de água, racionamento de energia, programa Coletivo Reciclagem, preservação/recuperação dos ecossistemas e parceria com Entidade Junior Achievement, associação sem fins lucrativos, cujo objetivo é despertar o espírito empreendedor nos jovens.
 
A identificação das necessidades e expectativas da comunidade é realizada de forma voluntária e proativa pela Brasal Refrigerantes por meio do Fórum de Lideranças Comunitárias (FLC), com periodicidade bienal. 
 
O Relatório de Impacto de Vizinhança - RIVI é o instrumento utilizado para a avaliação de impactos ambientais urbanos devido à implantação e à operação de empreendimentos efetivo ou potencialmente causadores de degradação ambiental nas comunidades do entorno da empresa. 
 
Informações e conhecimento 
 
A Brasal Refrigerantes faz dois tipos de análises de informação: para o mercado e para a organização. A de mercado é realizada por meio de reuniões periódicas com fornecedores externos, benchmarking, assinatura de revistas técnicas, treinamentos específicos, encontros de associações e participação em comitês temáticos do Sistema Coca-Cola. 
 
A análise voltada para a organização é realizada com base nas informações coletadas nas Reuniões do Comitê Estratégico, registro de projetos encerrados, mudanças em legislação e resultados do Planejamento Estratégico. 
 
Como resultado, a Brasal Refrigerantes adota novas tecnologias de acordo com os casos de sucesso e compatibilidade com as atividades desenvolvidas em seu dia a dia. 
 
Da mesma forma, a organização identifica os conhecimentos mais importantes para realizar sua missão e implementar suas estratégias a partir da análise de seus ativos intangíveis, mapeamento de riscos e análise dos processos principais do negócio. 
 
 
Pessoas
 
As principais práticas de estímulo à busca de alto desempenho são aplicadas a todos os níveis hierárquicos. São elas: Programa Superação (Programa de Participação nos Resultados), Política de Remuneração, Práticas de Reconhecimento, Avaliação da Força de Vendas e Divulgação de Promoções realizadas pelo Programa Trilha do Crescimento (estímulo à participação de outros colaboradores).
 
Mais do que os principais tipos de programas de capacitação adotados por uma organização, a Brasal Refrigerantes proporciona treinamentos de lideranças, experiências vivenciais, trabalhos em grupos, processos on the job, palestras e ações de job rotation. 
 
Além disso, destaca-se, também, o programa Caminhar e Progredir, que tem como objetivo preparar novos líderes/talentos, gerir profissionais, grupos específicos ou equipes de alto desempenho, possibilitando o desenvolvimento dos potenciais sucessores para as oportunidades disponibilizadas. 
 
A equipe de desenvolvimento integral humano - EDIH, composta pelos líderes de Gestão da Qualidade e Gestão de Pessoas juntamente com um representante de cada Diretoria, coordena e gerencia todos os programas e ações referentes ao desenvolvimento integral das pessoas (dimensões física, intelectual, social, emocional e simbólica).  
 
 
Processos
 
Os processos da cadeia de valor visam à efetividade no atendimento aos requisitos aplicáveis e à asseguração dos objetivos estratégicos da Brasal Refrigerantes. O cumprimento desses requisitos é assegurado por meio de práticas sistemáticas e periódicas, tais como, realização de ratings mensais, monitoramento diário dos indicadores estratégicos e táticos, entre outros. 
 
A Brasal Refrigerantes possui diferentes abordagens metodológicas para projetos de processos da cadeia de valor em função da complexidade. Os projetos de grande porte seguem as referências do PMBOK. Já os projetos de processos de média/baixa complexidade são padronizados de acordo com o SGB (Sistema de Gestão Brasal).
 
O incentivo a ideias criativas é apoiado pelo programa #Inovaqui, que engloba metodologia de caixa de sugestões, desafios corporativos demandados pela direção, grupos de diversificação, incentivo de inovação para a liderança, realização de workshops, oficinas e atividades lúdicas. 
 
O desenvolvimento da cadeia de suprimentos é realizado por meio de participações em feiras especializadas, seminários, consulta a sites, referências trocadas com outros engarrafadores do SCC e empresas da região, visitas, consultas a publicações especializadas e recomendações técnicas dos clientes internos e Detentoras das Marcas.
 
O estímulo à melhoria, inovação e otimização de custos dos fornecedores ocorre por meio de preferência aos fornecedores que possuam certificações.
 
E para o monitoramento dos principais indicadores financeiros são utilizadas as melhores práticas de mercado adaptadas ao SGB (Sistema de Gestão Brasal) por meio da combinação de indicadores de atividade, estrutura, rentabilidade e liquidez. O processo de monitoramento é realizado de forma integrada, suportado por sistemas que permitem o controle sincronizado do desempenho operacional e financeiro.
 
 
Resultados 
 
A Brasal Refrigerantes tem se destacado no mercado local e nacional pela alta eficiência em suas operações. É benchmarking no Brasil e detentora de um dos maiores market-share da Coca-Cola no mundo. 
 
Além disso, está presente nas regiões de influência da capital como sudeste e nordeste de Goiás. Conta com dois Centros de Distribuição nos municípios goianos de Catalão e Formosa e 21 mil pontos de venda. É responsável pela geração de mais de dois mil empregos diretos e figura entre as 150 melhores empresas para se trabalhar do País.
 
Clique aqui e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2016 do PNQ. 
Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading