Gestão de pessoas é a estrela do laboratório Sabin

Empresa foi destaque pelas práticas adotadas no critério Pessoas do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG)

Com a chancela de diversas acreditações e normas internacionais que o tornou ao longo do sua trajetória, referência no setor de saúde, o Laboratório Sabin decidiu conhecer os critérios do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), em 2009, quando se candidatou pela primeira vez ao PNQ. Neste ano, na 22º edição do PNQ, a empresa criada pelas executivas Janete Ribeiro Vaz e Sandra Soares Costa, em 1984, foi uma das reconhecidas como destaque no Critério Pessoas. 
 
Para adotar o MEG, a organização realizou ajustes dos padrões e procedimentos já existentes, remodelou processos e deixou claro que o Modelo deveria permear toda a empresa de forma sistêmica. Durante a adequação à metodologia, o laboratório buscou melhorar a identificação de indicadores de desempenho; implantou um programa de benchmark; definiu estratégias de qualidade com toda a liderança e capacitou os colaboradores nos critérios de excelência da FNQ. A empresa buscou no mercado uma série de referenciais que pudessem valorizar o seu modelo de gestão e tivessem resultados que comprovassem o caminho que estava construindo rumo à excelência. O Laboratório realizou visitas e participou de práticas tendo em vista disseminar a cultura de excelência. 
 
“O Laboratório Sabin valoriza e trabalha todos os aspectos importantes que envolvem a vida do colaborador: a família, a saúde, a vida financeira, as relações de amizade, os sonhos. Ao cuidarmos das pessoas elas cuidam do nosso negócio que é promover a saúde”, afirma Marly Vida, superintendente de Gestão e RH do Laboratório Sabin. De acordo com a executiva, o Laboratório Sabin possui um modelo de gestão de pessoas que tem como base a norma de responsabilidade social AS 8000, norma de responsabilidade social que tem como objetivo a melhoria no ambiente e nas relações de trabalho, bem como possui um pacote diferenciado de benefícios que contempla os seguintes pilares: Desenvolver, Desafiar, Reconhecer, Recompensar e Comemorar. “Sempre nos preocupamos em implantar sistemas de modo a tornar prático, ações que agregam valor”, acredita.
 
Outro ponto da gestão do Laboratório Sabin, é a disseminação de informações, que na empresa costuma acontecer de forma participativa. “Ao sermos empresa destaque no Critério Pessoas, sabemos que o mérito não é apenas do setor de recursos humanos, mas também dos colaboradores que participaram do processo e de todos aqueles que, de alguma maneira, contribuíram para essa conquista”, acredita Janete Ribeiro Vaz, Presidente do Conselho do Laboratório Sabin. 
 
Para exemplificar os ganhos na gestão da empresa, diversos índices comprovam que a adoção de um programa de excelência da gestão trouxe apenas benefícios: Em 2012, o laboratório realizou 108.513 horas de treinamentos internos, alcançando a média de 88,2 horas por colaborador e um índice de turnover de 0,6%, além do índice de felicidade de 89%, que representa a identificação dos colaboradores com o trabalho desenvolvido e os diferenciais da organização. A empresa foi reconhecida como a Melhor Empresa para Trabalhar na América Latina em 2013, segundo o Instituto Great Place to Work, bem como  possui certificação por nove anos seguidos como uma das Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil e por seis anos consecutivos como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas, segundo o Valor Carreira. 
 
 
 
 
 
 
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