EDP é reconhecida em Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) 2013

Empresa teve várias melhorias gerenciais após a implantação do Modelo de Excelência da Gestão® e obteve reconhecimento da excelência da gestão em duas Unidades: EDP Escelsa (ES) e EDP Bandeirantes (SP)

A EDP, holding do setor elétrico que consolida ativos nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia elétrica, foi uma das empresas que recebeu em 2013 o reconhecimento no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), maior reconhecimento da excelência em gestão de empresas sediadas no Brasil. A EDP Escelsa, do Espírito Santo, foi uma das finalistas do Prêmio e a EDP Bandeirante, de São Paulo, foi destaque no critério Cliente. As empresas foram avaliadas de acordo com os resultados obtidos pela adoção de um programa de excelência em gestão na busca contínua e permanente pelo processo de melhoria. 
 
No Brasil, a EDP está presente em dez Estados – São Paulo, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Ceará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará e Amapá.  Na área de distribuição, a EDP possui o controle integral das distribuidoras EDP Bandeirante, que fornece energia para 1,6 milhão de clientes em 28 municípios do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, no Estado de São Paulo; e EDP Escelsa, que fornece energia para 1,3 milhão de clientes em 90% do Estado do Espírito Santo. As duas concessionárias de energia distribuíram, em 2012, 24.932 GWh para atender a 2,9 milhões de unidades consumidoras em São Paulo e no Espírito Santo. 
 
A empresa implantou o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) nas duas Unidades entre 2006 e 2007 para participar do Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ). A principal mudança na gestão após a implantação dos Critérios de Excelência da FNQ foi na cultura da empresa.  “Foi por meio do Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) que avançamos na gestão estratégica, difundimos a cultura na organização toda e seguimos com a melhoria contínua das práticas da gestão”, explicou o diretor presidente da EDP, Miguel Setas.
 
Setas explicou em entrevista concedida à FNQ que foram vários pontos de melhorias depois da implantação do MEG.  “A melhoria das duas Unidades foi de uma maneira geral. Não teve um indicador específico”, disse.  Miguel também falou sobre a importância deste reconhecimento para a EDP. “Este prêmio é um reconhecimento muito importante no sentido de seguirmos na caminhada da qualidade. Nos dá uma energia redobrada, um ânimo para seguirmos em frente e melhorarmos cada vez mais”, enfatizou.
 
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