Copel Telecom é reconhecida no PNQ 2016

Destaque no Critério Processos, a organização comemora resultados de uma cultura que promove a excelência

 
Presente e atuante em todos os municípios do Paraná, a Copel Telecom comemora o reconhecimento no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) em 2016. Destaque no Critério Processos, a organização colhe os frutos dos investimentos em melhorias em sua gestão. 
 
O Modelo de Excelência da Gestão® (MEG), da Fundação Nacional da Qualidade, foi fundamental para que a Copel Telecom desenvolvesse os processos gerenciais e mobilizasse a força de trabalho, composta por mais de 600 empregados, rumo à excelência.
 
Todos estão envolvidos no desafio de suportar esse crescimento e buscar a manutenção e o aumento da competitividade em nichos de mercado que as grandes operadoras não conseguem ser competitivas. Desta forma, a Copel Telecom espera ser cada vez mais bem-sucedida em agregar valor ao seu portfólio de serviços com soluções de tecnologia da informação e da comunicação.
 
Gestão focada em melhoria de processos
 
A Copel Telecom vem aprimorando sua gestão, com foco na melhoria contínua de todos os seus processos, para lidar com o ambiente competitivo do negócio de telecomunicações e de tecnologia. Consciente disto, a diretoria da Copel Telecom lançou o desafio de implantar uma Gestão de Classe Mundial até 2017. 
 
Essa decisão está totalmente alinhada com a diretriz da holding da companhia que, em julho de 2011, formalizou a necessidade de a Copel Telecom adequar práticas de gestão e aderir ao Modelo de Excelência da Gestão®, da Fundação Nacional da Qualidade.
 
Com a adoção do MEG e a participação no processo de avaliação do PNQ, a Copel Telecom alcançou melhorias em seus processos de gestão de forma sistêmica, com foco em resultados e comemora o reconhecimento no PNQ deste ano e a classificação entre as dez empresas mais rentáveis de 2015, no Anuário Telecom 2016.
 
 
Conheça as boas práticas de gestão de processos da organização
 
Destaque neste Critério, a Copel Telecom projeta todos os seus processos na cadeia de valor, revisada anualmente, por meio de reflexão sobre a estratégia do negócio com a alta direção e a equipe de gestão.
 
Com o programa Facilitando sua Gestão, em 2016, 100% dos processos (da cadeia principal ou de apoio e suporte) passaram por uma revisão do SIPOC, em que foram discutidos os requisitos das partes interessadas para cada processo e os respectivos indicadores de desempenho para atendimentos dessas partes. Esse SIPOC é revisado nas reuniões de análise crítica (RAC), conforme novas demandas de clientes, exigências regulatórias, resultados de pesquisas e relatórios de reclamações.
 
As Reuniões de Análises Crítica (RAC) usam ferramentas como:
 
Boletim de informação do processo - documento resumo dos indicadores e ações tratativas;
 
Sorriso - sistema para registro e acompanhamento de reuniões e planos de ação em andamento.
 
Cada processo da empresa que precisa de grandes saltos de desempenho passa por um projeto de melhoria ou de transformação. Nele, ocorrem as etapas de: revisão da caracterização (SIPOC), mapeamento do processo (metodologia BPM) com definição de papéis nas atividades mapeadas, identificação de necessidades de automatização, análise de problemas e implantação das melhorias e transformações identificadas.
 
Outro processo importante é a gestão de fornecedores. A seleção ocorre por meio de licitação e leva em conta menor preço, técnica, maior lance ou oferta. Em 2014, a principal melhoria em relação ao relacionamento com fornecedores foi a criação da Comissão de Gestão para a Sustentabilidade da Cadeia de Suprimentos. A comissão tem as seguintes atribuições:
 
propor a elaboração de diretrizes e políticas relativas à sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos;
 
estudar e propor a implantação do processo de compras sustentáveis; 
 
propor estratégias e ações que possibilitem melhoria contínua na gestão da cadeia de suprimentos, melhorando o desempenho da Copel Telecom nas plataformas de sustentabilidade;
 
contribuir para o desenvolvimento dos fornecedores, estabelecendo parâmetros vinculados à sustentabilidade, além de propor ações que promovam e fortaleçam as boas práticas por meio de ações contínuas.
 
Os requisitos de desempenho econômico-financeiro da Copel Telecom são determinados por meio de projeções financeiras de longo prazo de receitas, despesas, investimentos e necessidades de captação de recursos. Essas projeções para o negócio  são  acompanhadas em períodos trimestrais para o ano corrente mediante balancetes contábeis, e monitoradas nas reuniões de staff
 
O orçamento da Copel Telecom é elaborado anualmente a partir do levantamento de recursos necessários à manutenção dos processos de rotina, incluindo o atendimento aos requisitos legais e regulatórios. 
 
Clique aqui e conheça as outras organizações reconhecidas no ciclo 2016 do PNQ. 
 
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