Os desafios do profissional de Ética e Compliance

Antonio Fernando Stanziani, Psicólogo e Engenheiro, consultor empresarial em desenvolvimento humano, planejamento, qualidade e ética organizacional. Professor universitário nas disciplinas de Psicologia e Ética.

O que significa ser um bom profissional de ética e compliance? Não é difícil, via internet, acessar fontes especializadas e rapidamente formar uma ideia sobre traços de personalidade, temperamentos, conhecimentos e competências ideais para aqueles que se interessem peloe xercício dessa função. A maioria das vezes são mencionados aspectos de natureza moral como integridade, respeito às pessoas e instituições, boa reputação, caráter forte e corajoso e sobretudo um grau apreciável de paixão pelas condutas éticas. Estas qualidades são muito valorizadas e praticamente obrigatórias para o perfil deste profissional. Além disso, talentos adicionais como competência técnica e gerencial, associada a autonomia, independência, persistência, espírito investigativo, e conhecimentos de governança, praticamente encerram num parágrafo uma boa lista de qualidades para descrevê-lo. O repertório de sua ação inclui certificar-se da aderência ao cumprimento leis e normas, implantar planos de contingências, segregar e disciplinar áreas de conflitos de interesse, garantir alinhamento, tempestividade e fidedignidade junto a demandas de órgãos reguladores, criar sinergia entre áreas que compõem o núcleo de resiliência das empresas assim como assegurar a existência e observância de princípios éticos nas decisões de negócio, nos relacionamentos de trabalho, e apoiar a realização de juízos éticos.


A descrição apresentada claro, não esgota o ideal de competência deste profissional, mas é suficiente para que se imagine o tremendo desafio que representa transitar pelo campo da ética e compliance. E também dá margem a uma questão importante: o quanto bastaria de tais competências para que ele possa dar conta dos problemas que encontrará pela frente? E a resposta, não muito animadora, é que não há limites que bastem pois em ética toda a competência e boa vontade são desejáveis, porém nunca suficientes para garantir a resolução satisfatória de dilemas. O campo ético é eminentemente humano, tão plástico e mutável quanto o são a imaginação e os impulsos humanos. Nele o imponderável e o imprevisto estarão com frequência presentes, e todas as escolhas decorrem dos acontecimentos Vai daí que nem sempre a repetição de decisões tomadas no passado garantirão o sucesso de escolhas atuais, embora claro elas sirvam de guias para reflexão e avaliação. Este talvez seja um dos maiores desafios do profissional de ética e compliance.


Para boa parte dos dilemas ele pode orientar, sugerir, mas não garantir que será a melhor solução para a situação. É frequente que o embrião de grandes desvios éticos acabem sendo ocultados por hábitos e interesses de várias ordens que “sujam” a visão das pessoas impedindo-as de enxergarem os fatos morais existentes nas situações mais corriqueiras da vida empresarial. E nem mesmo o próprio profissional estará completamente livre dos riscos dessa perturbação do olhar.


Desvios éticos, morais ou normativos são episódios que podem acontecer a qualquer ser humano e decorrem não somente de problemas de caráter, mas na maioria das vezes das respostas insuficientes dadas ao que se quer, se pode ou se deve nas situações. Ao elaborar a estratégia de venda de um produto de tecnologia sofisticada, o diretor comercial de uma empresa quer maximizar as chances de vendas omitindo a comunicação de informações sobre possíveis riscos de exposição à saúde e segurança do cliente; ele sente que pode fazer isso apoiado em pesquisas que garantem que tais riscos são mínimos ou reduzidos a episódios pouco prováveis na vida dos clientes; o que, entretanto, o autoriza a pensar que deva fazer isso, à revelia do prévio consentimento dos consumidores?


Nesse sentido cabe ao profissional ser o guardião das boas respostas a serem dadas (alinhadas aos valores éticos adotados pela empresa) a questões desse tipo e também de lembrar as pessoas de como e quando fazer as perguntas cruciais, muitas vezes abandonadas em nome do imediatismo dos resultados. Além disso, em várias situações, as normas éticas e legais, embora ligadas, podem se chocar umas com as outras – não são poucos os casos em que uma ação é legal, porém, não é ética ou moralmente aceitável. Por este motivo, o profissional de ética e compliance deve aprender a separar as esferas da ética da legalidade e para isso deve saber distinguir e adestra-se em dois tipos de “olhares” que poderíamos chamar o olhar do eticista e o olhar do compliance office.


Nas empresas não raro as pessoas confundem as funções das áreas de auditoria e controle interno com as funções de compliance; a mesma confusão ocorre também entre as funções das áreas de ética e compliance. Nesse segundo caso isso é compreensível, porque estas duas áreas têm em comum o objetivo de fazer a empresa permanecer nos caminho das decisões moralmente corretas.
Entretanto as orientações e práticas podem ser diferentes e é preciso tornar isso visível para evitar equívocos na avaliação de dilemas, no ambiente de trabalho, na condução dos negócios ou definição de estratégias. O fato moral de um dado evento pode ser tal que exija atuação predominante no campo do compliance ou então no da ética ou ainda conjuntamente em ambos os campos. Por exemplo, a omissão, deliberada ou não, do recolhimento de uma taxa legalmente exigida pode ser objeto de atuação direta do compliance office. Já certas práticas de elisão fiscal, as vezes mais lesivas ao interesse público do que a omissão no pagamento de taxas, torna-se objeto de atuação do eticista uma vez que a esfera dos procedimentos legais ou regimentais pode não ter sido afetada. Uma empresa pode, implicar-se em algum tipo de desvio legal cuja reparação não se restringirá à aplicação de sanções, mas também a medidas que garantam a recuperação da reputação ética eventualmente abalada ou perdida.


Eticistas e compliance offices são agentes promotores da integridade. Por isso as organizações talvez se apressem em juntar essas funções numa mesma área, movidas por eficiência ou porque imaginam que se trata de uma mesma coisa. A experiência de contatos com profissionais de ética e compliance mostra que nem todos atuam com uma noção precisa dessa diferença. E a dúvida acaba frequentemente se estendendo a muitas pessoas para fora da área de ética e compliance, o que põe em risco a boa avaliação dos problemas éticos e morais.
O grande perigo que resulta daí é a redução de um dilema ético a uma questão moral ou legal. Uma empresa pode, por exemplo, reduzir a discussão de sua responsabilidade pela emissão de poluentes somente ao nível do que é legalmente exigido ou permitido, quando todos sabem que o correto (geralmente expresso no código de ética e valores dessa mesma empresa) seria assumir o compromisso de reduzir continuamente essa emissão, independentemente do que prevê a lei. E quem melhor do que o eticista para apontar esse caminho? Para evitar a confusão de olhares, algumas organizações separam em áreas gerenciais distintas as funções de ética e compliance. Porém, se a opção da empresa é mantê-las juntas, cabe ao profissional responsável cuidar para que ele bem como os demais empregados não façam confusão entre a gestão da ética e do compliance.


Por fim, é importante lembrar também que há profissionais que trabalhando predominantemente no compliance, ganham experiência de trânsito no domínio das regras e tornam-se aficionados a elas entendendo que a solução dos problemas está sempre em criá-las onde não existam ou enquadrar o julgamento dos episódios a regras já existentes, sob risco de acentuar conflitos de toda a natureza. Esquecem-se que há episódios em que regras específicas não se aplicam ou até mesmo não são necessárias, e o importante é que se recorra aos princípios, formas mais gerais de representação das normas éticas, que para serem aplicados demandam dialogo, análise e reflexão e uma boa apropriação do contextos onde o problema acontece. Em qualquer caso, cabe ao profissional de ética e compliance ajudar a empresa a trilhar o caminho das auto-restrições que representa a expressão madura de quem se autogoverna ao mesmo tempo respeitando os outros
 

Loading
Comentários
Para escrever comentários, faça seu login ou conecte-se pelo Facebook ou Linkedin
Carregando... Loading
Carregando... Loading