Soluções de Avaliação

Conheça a solução de avaliação da FNQ, que auxilia as organizações que buscam um panorama dos processos de gestão.

Loading
separator
Loading
Tangram
Preencha a autoavaliação da gestão

Ao preencher a Autoavaliação da Gestão, as organizações recebem uma devolutiva automática, que consiste em um relatório contendo um resumo de sua pontuação por Fundamento da Gestão para Excelência - 21ª edição.

Acesse aqui para preencher a Autoavaliação.

Logo_mpe_brasil_colorido_portal
Ferramenta gratuita auxilia as Micro e Pequenas Empresas (MPE) a se avaliarem e melhorarem a sua gestão

O MPE Diagnóstico utiliza como base o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ)

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) disponibiliza gratuitamente um questionário de autoavaliação da gestão das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras. O software tem como objetivo incentivar a melhoria da gestão e a busca pela excelência organizacional das MPE, que representam 99% da economia brasileira e empregam 52% da força de trabalho, de acordo com o mais recente levantamento do SEBRAE.

A autoavaliação, realizada em uma ferramenta virtual batizada de MPE Diagnóstico, contém perguntas sobre os mais diversos temas relacionados à administração do negócio, como missão e visão, atendimento ao cliente, padrões de trabalho, produtividade, inovação e sustentabilidade. O questionário está estruturado em partes, podendo conter os seguintes conteúdos:

Parte I - Devolutiva sobre a Gestão da Empresa - retratando o grau de maturidade de gestão de sua empresa em relação ao Modelo de Excelência da Gestão® adaptado para a realidade das micro e pequenas empresas, na forma de pontos fortes e oportunidades de melhoria;

Parte II - Devolutiva sobre as Práticas de Responsabilidade Social - destacando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria na relação com o meio ambiente, partes interessadas e comunidade em que a empresa está inserida;

Parte III - Devolutiva sobre as Práticas de Inovação - informando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria que tornam o ambiente organizacional mais favorável à inovação de produtos, serviços, processos e forma de gerir a empresa.

Além de realizarem a autoavaliação, as empresas recebem um relatório devolutivo com as oportunidades de melhoria. O relatório funciona como uma orientação aos empresários, que conseguem avaliar seus gaps, implementar processos mais assertivos e adotar um planejamento mais eficaz, tendo em vista as falhas apontadas.
Desta forma, as MPE podem desenvolver um plano de ação para melhoria contínua de cada um dos processos e aspectos gerenciais do negócio. A expectativa é que os comentários e as informações apresentados no relatório possam contribuir para a definição de ações de melhoria na condução do negócio e, consequentemente, torná-lo mais competitivo e sustentável.

Acesse aqui para preencher o documento.