Indicador da Gestão (INMG)

A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) lançou no final de 2011 o Indicador Nacional da Maturidade da Gestão (INMG). O indicador é um instrumento para mensurar, por intermédio dos prêmios de gestão alinhados aos Critérios de Excelência da FNQ, o nível mediano de aderência a esses Critérios pelas organizações participantes dos ciclos de premiação.

Com o Indicador Nacional da Maturidade da Gestão (INMG), a FNQ avalia o estágio das boas práticas adotadas pelas organizações no Brasil e mostra que a excelência já está presente no dia a dia de diversas empresas usuárias do MEG.

A criação de um indicador objetivo para mensurar o nível mediano de qualidade na gestão é um importante passo para a Fundação poder direcionar esforços que visem a irradiação do conhecimento sobre a excelência da gestão no Brasil. O monitoramento do indicador será aplicado, sistematicamente, nos próximos anos, permitindo uma visão abrangente sobre a evolução das organizações participantes dos prêmios brasileiros. O INMG permitirá a análise evolutiva das organizações concorrentes ao PNQ e outros reconhecimentos, anualmente, viabilizando a identificação de tendências, pontos fortes, oportunidades de melhoria e conclusões específicas a determinado segmento de mercado acerca da qualidade da gestão aplicada por seus líderes.

A composição do INMG

O Indicador Nacional da Maturidade da Gestão (INMG) foi desenvolvido de forma a compor uma medida de posição representativa do desempenho mediano das organizações que participaram dos prêmios de gestão naquele ano ou no Ciclo do PNQ. Buscou-se uma métrica que fosse, ao mesmo tempo, de simples compreensão da sociedade em geral e robusta o suficiente para representar o nível de aderência aos Critérios por parte da maioria das organizações participantes.

Além disso, era necessário que o indicador fosse comparável entre prêmios de diferentes classes de pontuação máxima (1000 pontos do PNQ, 500 pontos dos prêmios setoriais e regionais ou o critério de 100 pontos do nível Primeiros Passos, de acordo com a categoria em que as organizações estão inseridas). Na prática, o indicador foi desenvolvido de forma a medir a aderência a qualquer estrutura de pontuação, de modo que resuma o percentual de atendimento aos requisitos em uma escala percentual. Deste modo, um INMG de 70 pontos significa uma aderência de 70% às pontuações máximas daquele prêmio ou Critério.

Essa estrutura permitiu diferentes tipos de segmentações e comparações diretas entre níveis de maturidade de organizações alinhadas a Critérios de natureza de pontuação diferentes. O primeiro processo foi transformar as pontuações de cada organização participante dos prêmios em uma escala de 0 a 100, com o objetivo de garantir sinergia comparativa entre prêmios de todas as classes de pontuação. Para exemplificar:

  •  Uma organização com 700 pontos no Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ) possui pontuação padronizada igual a 70 (70% dos pontos possíveis).
  •  Uma organização com 250 pontos em algum prêmio estadual cujo limite seja 500 possui pontuação padronizada igual a 50 (50% dos pontos possíveis).
  •  Uma organização com 60 pontos no Prêmio MPE Brasil (Micro e Pequena Empresa) possui pontuação padronizada igual a 60 (60% dos pontos possíveis).

A padronização deve ser realizada, também, para cada Critério analisado. Dessa forma, uma organização que, no PNQ 2010, obteve 60 pontos no Critério Liderança possui pontuação padronizada igual a 54, já que a pontuação máxima desse Critério é 110.

Feita a padronização, o INMG final é calculado por meio da mediana da pontuação padronizada entre todas as organizações participantes naquele ano ou ciclo. A opção pela mediana (ao invés da média) se deu para reduzir os efeitos de valores extremos à distribuição. A mediana (x) é o valor que divide a amostra, ou população, em duas partes iguais.

O indicador serve para as organizações terem como referência o seu nível de maturidade em relação às demais empresas brasileiras que se submetem a prêmios que utilizam o MEG como referência, além de demonstrar um resultado que certamente tem grande contribuição da FNQ. Os números obtidos pelo indicador comprovam que a excelência da gestão vem, de fato, evoluindo no País.

Evolução dos resultados gerais do INMG

Níveis de abrangência do INMG

Resultados por Critério

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